Redução de área e horário da Zona Azul começa no dia 2 de maio
A redução do número de ruas e do horário de funcionamento da Zona Azul ao sábado na área 3 está previsto para ter início a partir do dia 2 de maio.
A redução da área 3 compreende as principais ruas localizadas no setor, com a Araguaia, Ouro Preto, Tutóia, trecho da Rua Itabira, trecho Francisco Salles no sentido mini terminal rodoviário, no entorno da Praça Getúlio Vargas (Urca), trecho da Rua Maranhão e Rua Piauí. A partir do próximos mês o estacionamento rotativo não será mais cobrado nestas vias.
De acordo com o diretor do Demutran, Daniel Furtado, foi feito um estudo nas ruas, principalmente no Bairro Jardim dos Estados, e ficou constatado que não há necessidade de haver cobrança do estacionamento rotativo, mesmo com a migração dos motoristas que fugiram das áreas 1 e 2.
Houve casos também em que os próprios moradores de determinadas ruas pediram para que fosse mantida a cobrança da zona azul.
Ainda segundo o diretor do Demutran, durante o estudo foi constatado também que a demanda no entorno da Santa Casa é muito grande e portanto nas ruas ao redor do hospital permanece a cobrança da Zona Azul e também o horário normal até às 18h30 aos sábados. “ Foi uma surpresa para nós quando fizemos contato com moradores, comerciantes, inclusive o pessoal da área de saúde e pacientes, foram os que mais pediram para não retirar a zona azul, porque hoje quem vai fazer algum tipo de atendimento, consulta e tratamento consegue encontrar vaga para ir ao consultório, pra ir à Santa Casa. A gente percebeu junto a população que a zona azul está atendo a maior parte da população no entorno da Santa casa”, explicou o diretor do Demutran.
A outra mudança na área 3 está relacionada ao horário de funcionamento no sábado, que a partir do dia 2 de maio passa a valer das 08h30 às 13h, menos para as ruas no entorno da Santa Casa ( Praça Francisco Escobar).
A redução de horário e do número de ruas faz parte de uma solicitação feita à empresa que administra o estacionamento rotativo na cidade em uma reunião há pouco mais de um mês entre o prefeito Sérgio Azevedo, o secretário de Defesa Social, Marcos Tadeu Sala Sansão e o diretor institucional da EXP, Sérgio Iran. Na época também ficou acordado que a empresa também faria outras melhorias como a substituição dos parquímetros equipados para que seja possível o recebimento com cartões de crédito e debito, além de viabilizar mais operadoras de telefonia celular para evitar falhas no sistema, principalmente no aplicativo. A substituição dos parquímetros está prevista a partir de junho deste ano.
De início havia a informação de que a alteração tanto do horário quando da redução das ruas na área 3 teriam que passar pelo Câmara Municipal, mas segundo o secretário de Defesa Social, Marcos Tadeu Sala Sansão, não será preciso. “ Como a regulamentação e implantação da zona azul já foram aprovadas pela Câmara Municipal por meio de lei, a alteração não precisa mais passar pelos vereadores, basta apenas um acordo entre a empresa e a prefeitura, como aconteceu”, informou o secretário.