Bonafé participa de encontro nacional de vereadores com mandato colaborativo
O vereador Gustavo Bonafé (PSDB) participou de uma reunião na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes-SP, a convite do vereador Caio Cunha. O objetivo do encontro foi oficializar a criação de um grupo de vereadores do Brasil que conta com um mandato colaborativo. Ainda durante o evento, os parlamentares discutiram as principais metas dessa rede, que terá um formato de compartilhamento de metodologias e ferramentas que tornam as gestões mais participativas.
Bonafé explicou que, após conhecerem seu trabalho na Câmara de Poços, foi convidado para fazer parte do movimento. Até o momento, são seis municípios que aderiram ao programa e assinaram um termo de compromisso dos valores e princípios da rede de parlamentares. “São vereadores que seguem os mesmos princípios de mandato, com viés suprapartidário, e essa rede já conta com seis vereadores das cidades de João Pessoa, Angra dos Reis, Poços de Caldas, Ribeirão Pires, São Vicente e Mogi das Cruzes”, contou.
O objetivo principal é que o grupo possa trocar ideias baseadas nos seis princípios de mandato estabelecidos pela rede: participativo, representativo, educativo, transparente, sustentável e de compartilhamento. A discussão de projetos de lei elaborados em cada município já teve início e a lei criada em Poços, que trata dos fogos silenciosos, de autoria do vereador Gustavo Bonafé, foi adaptada para a cidade de Mogi das Cruzes. A matéria está em tramitação na Câmara Municipal da cidade. “Eu também já trouxe um projeto para Poços, que é o de coleta de óleo, inspirado no trabalho de outros vereadores. Outra ação realizada a partir de conversas dentro da rede foi o trabalho de limpeza urbana, dos agentes 165”, enfatizou Bonafé.
Os encontros do grupo serão realizados, pela Internet, a cada 15 dias. Já as reuniões presenciais serão a cada três meses nos municípios que fazem parte do projeto. Para as próximas conversas, está em pauta o lançamento de um aplicativo único para os mandatos dos vereadores, a fim de que mais pessoas possam acompanhar as medidas inovadoras implantadas pela rede.
Sobre os benefícios desse projeto para Poços de Caldas, Bonafé ressaltou que, a partir do acompanhamento de mandatos inovadores e de diferentes realidades, é possível expandir iniciativas que tragam melhorias para a cidade. “É uma oportunidade de se inspirar, trazer projetos que vão agregar para o município, lógico que com a devida adaptação, mas sem dúvida nenhuma é uma chance de ampliar essas possibilidades de rede e de recursos para o desenvolvimento de Poços”, finalizou.