Prevenção: Muros de contenção são construídos na zona leste e oeste
Visando a prevenção de desmoronamento de encostas por causa do período chuvoso, o Departamento Municipal de Água e Esgoto – DMAE, concluiu na última sexta-feira, 17, a construção de um muro de gabião, que são gaiolas de arame ou aço preenchidas com pedras, às margens do Ribeirão da Serra próximo ao Hospital da Zona Leste.
A obra que teve início em outubro consiste na construção de estruturas de contenção para estabilização de encostas de margens de rios e córregos.
A intervenção ocorreu devido ao rompimento do Coletor Tronco de Esgoto – tubulação responsável por conduzir os resíduos até a Estação de Tratamento.
“Para a construção deste gabião foram necessárias as equipes de Construção Civil e de Manutenção de Esgoto do DMAE, buscando conter o declive do ribeirão e eliminar o vazamento dos resíduos, além de garantir a limpeza do rio”, afirmou Wellington Rangel, mestre de operações.
Obras de contenção na Avenida João Pinheiro
Também ao longo da Avenida João Pinheiro, a Secretaria de Obras está construindo muros de gabião às margens do Ribeirão Poços de Caldas.
A obra é necessária para evitar deslizamentos em época de chuva forte. São aproximadamente 200 metros de muro, com um investimento de R1, 2 milhões em recursos próprios.
Atualmente a obra está concentrada em frente ao campo de futebol society do Parque Municipal, onde uma erosão colocava em risco pedestres que utilizavam a pista de caminhada e até mesmo a própria avenida no caso de um desmoronamento.