Dia Internacional do Idoso: Prefeitura amplia políticas públicas para pessoas com mais de 60 anos
Segundo o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Poços de Caldas tem mais de 24 mil idosos, o que representa 14,7% da população, índice acima da média brasileira, que é de 12,5% de pessoas com mais de 60 anos. Pelos critérios da Organização das Nações Unidas, a cidade já conta com uma população com característica envelhecida. Nesta terça-feira, 1º de outubro, é celebrado o Dia Internacional do Idoso, instituído pela ONU em 1991, data também da publicação do Estatuto do Idoso no Brasil, em 2003.
O Dia Internacional do Idoso tem como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar da população idosa. Em Poços de Caldas, esse público é um dos prioritários da Secretaria Municipal de Promoção Social, em ações que vão desde a convivência e fortalecimento de vínculos da Proteção Social Básica, passando pela modalidade “centro dia” e acompanhamento de casos de violação de direitos, na Proteção Especial de Média Complexidade, até o atendimento nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s), na Proteção Especial de Alta Complexidade.
Nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), oito grupos de convivência e fortalecimento de vínculos de idosos oferecem atividades que favorecem a garantia de direitos e o protagonismo da pessoa idosa, além de ações de socialização, das 14h30 às 16h30, às segundas-feiras no CRAS Sul e CRAS Sul Apoio II; às terças-feiras no CRAS Leste I e CRAS Leste II; às quartas-feiras, no CRAS Oeste (no Salão da Paróquia São Sebastião) e no CRAS Leste (no Galpão das Artes); às quintas-feiras, no CRAS Centro e CRAS Centro I.
Às sextas-feiras, há também o Grupo de Canto Coral do CRAS e, em três domingos do mês, acontece o “Bailão da Vida”, que reúne, em média, de 80 a 120 pessoas por edição. O evento é gratuito, aberto ao público e passou a reunir não só idosos, mas todas as pessoas que gostam de dançar.
No Centro Integrado de Atendimento ao Idoso (CIADI), operacionalizado por meio de parceria com a Associação Metodista de Assistência Social (AMAS), as vagas foram ampliadas de 20 para 40 idosos, que recebem alimentação balanceada, cuidados de higiene, acompanhamento de saúde, atividades físicas, lúdicas e de socialização e retornam para o convívio da família no final do dia.
Já o Núcleo do Idoso do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) atua no fomento às ações de prevenção e enfrentamento da violência contra o idoso, além do acompanhamento desse tipo de ocorrência.
Atualmente, a Secretaria Municipal de Promoção Social mantém termo de colaboração com quatro Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s), atendendo 215 pessoas, na Associação Damas de Caridade, Asilo Vinha do Senhor, Lar do Velhinhos e Vila Vicentina Elvira Dias. “Não temos mais fila de espera para acolhimento. Todos os idosos que demandam são atendidos no tempo que necessitam”, informa a coordenadora de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, Larissa Cagnani.
Projeto
Entrelaçar
Para os idosos institucionalizados, está sendo desenvolvido o projeto
“Entrelaçar”, que promove a integração entre os alunos das escolas municipais
ou crianças atendidas pelos serviços de assistência social e os idosos
acolhidos em ILPI’s da cidade, com atividades conjuntas de convívio social,
favorecendo o vínculo e estimulando a relação de cuidado e afeto.
Rede do
Idoso
As ações voltadas para este público passaram a ser discutidas em conjunto, com
a articulação da Rede do Idoso. A Secretaria de Promoção Social também deu
suporte na realização da 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa,
em março de 2019, que discutiu os desafios de envelhecer no século XXI.
No dia 15 de outubro, no Espaço Cultural da Urca, será realizado o I Seminário da Pessoa Idosa, que terá como tema “Um novo olhar sobre o envelhecimento: desafios e possibilidades”. O evento vai reunir palestrantes renomados e com experiência nas políticas públicas voltadas para a pessoa idosa, das 8h às 17h, no Espaço Cultural da Urca.
Recentemente, a Secretaria Municipal de Promoção Social também incluiu os idosos com renda de até dois salários mínimos no benefício de refeições subsidiadas no Restaurante Popular, com alimentação balanceada a R$ 2,00.
A pasta é parceira, ainda, da Universidade Aberta da Maturidade – UNABEM – lançada oficialmente no dia 14 de setembro, na unidade acadêmica de Poços de Caldas da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Para o próximo semestre, 60 idosos já participarão da iniciativa.
A secretária municipal de Promoção Social, Luzia Teixeira Martins, ressalta os avanços conquistados na política municipal voltada aos idosos, que também têm prioridade no Programa Municipal de Habitação, além da ampliação de vagas no CIADI e nas Instituições de Longa Permanência.