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Gamificação aposta nas emoções positivas para melhorar engajamento e performance nas empresas

Já é comprovado: as pessoas aprendem melhor em situações prazerosas. E não é só das crianças que estamos falando. Estudiosos já confirmaram que emoções positivas geradas pela diversão estimulam a motivação, a criatividade e a produtividade. Elas inundam o cérebro com dopamina e serotonina, substâncias químicas que potencializam a sensação de bem-estar e sintonizam os centros de aprendizado cerebrais em um nível mais elevado. É exatamente nessa onda que a gamificação está navegando para alcançar resultados surpreendentes em engajar colaboradores para a educação corporativa.

A metodologia é um dos temas em debate durante o 25º Congresso Internacional Abed de Educação a Distância, que acontece de 20 a 24 de outubro, em Poços de Caldas, no Centro Nacional Inn de Convenções da cidade (CENACON). O evento terá como tema central “Abordagens híbridas no Ensino-Aprendizagem na EaD”.

A gamificação utiliza elementos de jogos em programas de educação e desenvolvimento corporativo, mas também em outras áreas. Um dos objetivos é tornar o processo de aprendizagem mais prazeroso e envolvente, estimulando a adesão dos alunos e, obviamente, melhorando os resultados do ensino. “A gamificação, quando bem planejada e implementada, cultiva emoções positivas que são essenciais para o sucesso em qualquer projeto”, afirma Fabiana Bigão, doutora em Ciência da Informação com foco em Gamificação e EAD e fundadora da empresa mineira de educação on-line Viddia. “Gosto de pensar na gamificação como um conjunto de ferramentas que líderes podem utilizar para elevar o nível de realização de pessoas que estejam ao seu redor e sob sua influência”, completa a professora, que falará sobre o tema no dia 22 de outubro, durante o congresso da Abed.

Exemplos do uso da gamificação na educação corporativa são vastos: dividir conteúdos em níveis a serem transpostos; criar formas divertidas de recompensas por etapas cumpridas; planejar uma jornada estimulante; criar um ambiente saudável de competição. “Muitas pessoas têm dificuldades para manter o foco, mas conseguem direcionar sua atividade mental quando são desafiadas por meio de dinâmicas e jogos, explica Fabiana Bigão.

A Viddia tem se destacado entre as concorrentes – seus treinamentos alcançam engajamento médio de 90%, contra 50% das concorrentes – desde que colocou no mercado uma plataforma com mais de 15 elementos de gamificação aplicados à educação on-line, resultado da pesquisa de doutorado desenvolvida por Fabiana Bigão.

Empresas que empregaram a solução relatam ganhos significativos de produtividade em treinamentos corporativos. É o caso da Famap Nutrição Parenteral, com sede em Belo Horizonte. “Nossa equipe de gestão utilizou a plataforma gamificada da Viddia na jornada de líderes e realizou vários cursos ao longo de seis meses. A taxa de assimilação de conteúdos foi excelente”, enfatiza o diretor executivo do Grupo, Wander Campos.

A Labgard Animal Health aplicou a gamificação na criação de uma universidade para a educação contínua de seu time de colaboradores. A plataforma garantiu alto índice de feedbacks positivos, segundo a gestora de Marketing Estratégico da empresa, Carolina Galli.

Quem tiver interesse em conhecer melhor as aplicações da gamificação na educação corporativa terá oportunidade durante o 25º Congresso Internacional Abed de Educação a Distância, que acontece de 20 a 24 de outubro, em Poços de Caldas. Fabiana Bigão irá falar sobre o assunto e apresentar os resultados de sua pesquisa, dentro da programação do dia 22 de outubro.

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