NotíciasSaúde

Médicos realizam o primeiro parto na UPA

A equipe médica da UPA realizou um atendimento diferente na unidade na última sexta-feira, 18. Os médicos realizaram o parto de uma menina, o primeiro registrado desde a inauguração em 2014.

Após o parto, mãe e filha que passam bem, foram transferidas para a Santa Casa

A mãe, de 23 anos,  que não sabia que estava grávida, deu entrada na UPA por volta das 21h com fortes dores lombares.

Já na triagem, após ouvirem os relatos dos sintomas, os profissionais  apontaram que a jovem poderia estar grávida, possibilidade esta que foi descartada pela mesma. 

Bebezinha após o parto

No entanto, em exames clínicos, o médico responsável pelo atendimento constatou dilatação e o início do trabalho de parto. Com o apoio da equipe da Sala Vermelha, o parto foi feito no local.

Seguindo o protocolo, o SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – foi acionado para levar mãe e filha para o Hospital Santa Casa. As duas passam bem.

Este é o primeiro parto feito na UPA, desde 2014, quando a Unidade começou a funcionar. “Não faz parte da nossa rotina, porque não temos maternidade e outras condições ideais para a realização de partos, mas em contrapartida, a UPA tem plenas condições de atender a situações como estas, de emergência, tanto do ponto de vista de estrutura física, quanto pela equipe treinada e preparada para diversos tipos de atendimento”, comentou o médico Ed Wilson Neves, diretor geral da UPA.

O secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva, aproveitou a oportunidade, para, mais uma vez, destacar a qualidade do trabalho prestado pela Unidade de Pronto Atendimento. “A UPA é nosso serviço de saúde que mais recebe pacientes, todos os dias. Além do grande fluxo de pessoas, a UPA lida com casos muito diversos e este fato do final de semana só comprova isso. Todos que fazem parte desta equipe, estão de parabéns pela assistência que prestam à população”.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.