5º vozes da Resistência acontece nesse final de semana, no Chico Rei
Até domingo, 9, o Centro Cultural Afro- Brasileiro Chico Rei recebe o 5º Vozes da Resistência. O evento é promovido em parceria com a Escola de Capoeira Angola Resistência (ECAR), propiciando a integração e a disseminação da Cultura Afro-Brasileira, por ocasião do mês da Consciência Negra.
O encontro comemora, ainda, o trabalho de capoeira angola desenvolvido pelo Trenel Danilo de Abreu, sob supervisão do Mestre Topete, há cinco anos no espaço do Chico Rei, o qual é oferecido gratuitamente para toda a comunidade, com aulas semanais de terça e quinta-feira das 19 às 21h, que envolvem os fundamentos dessa arte ancestral de resistência e libertação.
O 5º Vozes da Resistência receberá capoeiras e artistas de Poços e região em uma programação diversa que envolve arte, cultura e educação. Dentre os oficineiros estão Mestre Topete (ECAR Campinas/SP), Mestre Moreno (Centro cultural Nagô/SP), Trenel Mileni (Piracicaba/SP) e Henrique Max (FICA Alfenas/MG), que trarão sua bagagem de experiência na capoeira angola, abordando seus fundamentos, movimentação e musicalidade.
Além das oficinas e rodas de capoeira, no sábado acontecerá também uma roda de conversa com Mestres e Mestras da Cultura Negra de Poços de Caldas, seguida de intervenções culturais, com Cia Ubuntu, RUA DUB Style, Teici Miranda, roda de Côco e Samba de roda. No domingo, após a roda de encerramento, haverá feijoada com música.
O Centro Cultural Afro-brasileiro Chico Rei está sendo restaurado por meio de mutirões de pintura e manutenção. Durante os dias do evento, estará repleto de exposições: Henrique Max montará 3 exposições de telas com temáticas afro-brasileiras: “A Beleza do Corpoeira”, “Os Orixás e suas cores: Releitura da obra de arte de Carybé” e “Os Mestres”; a fotógrafa Nayara Carvalho vai expôr “Entrelinhas Urbanas”, sobre suas fotos das rodas mensais de capoeira realizadas pela ECAR no Terminal de Linhas Urbanas de Poços de Caldas; Ricardo Braga trará a exposição de desenhos “Em busca da essência”.
O 5º Vozes da Resistência conta com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas. As atividades são abertas a toda comunidade.
Vale ressaltar que a organização oferecerá alojamento e alimentação, sendo cobrada uma taxa de contribuição no valor de R$ 70,00 para os interessados.
Confira a programação:
09/11 – Sábado
9h – Café/credenciamento
10h – Oficina com Mestre Topete
12h – Almoço
14h00 – Oficina com Henrique
16h00 – Oficina com Trenel Mileni
18h – Jantinha!
19h – Noite cultural!
Local: Centro Cultural Afro-brasileiro Chico Rei
12/11 – Domingo
9h – Café
10h – Oficina com Mestre Moreno
12h – Roda de encerramento
Almoço e confraternização
Local: Centro Cultural Afro-brasileiro Chico Rei