Poços de Caldas sedia I Seminário sobre Enfrentamento da Violência Contra a Mulher
Poços de Caldas sedia, na próxima sexta-feira, 29 de novembro, das 8h às 18h, no Instituto Federal do Sul de Minas (Avenida Dirce Pereira Rosa, 300 – Jardim Esperança), o I Seminário sobre Enfrentamento da Violência Contra a Mulher, que terá como tema “A contextualização histórica da violência contra a mulher e a construção das políticas públicas”.
O evento acontece em uma semana voltada para ações de ativismo em prol dos direitos das mulheres em todo o mundo, que teve início no dia 25 de novembro, Dia Internacional do Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Já no dia 29, data do seminário, é celebrado o Dia Internacional das Mulheres Defensoras dos Direitos Humanos, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).
O I Seminário sobre o Enfrentamento da Violência contra a Mulher é uma realização da Rede Mulher e Gêneros, Associação Fonte de Vida Nova e Secretaria Municipal de Promoção Social, com apoio da diretoria regional da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE).
O evento contará com a participação de especialistas graduados, mestres e doutores em áreas afetas ao tema para marcar a data e propor reflexões junto aos atores dos serviços que atendem mulheres vítimas de violência no município e compõem a Rede da Mulher de Poços de Caldas.
O objetivo do encontro é promover o debate de forma a fortalecer o trabalho intersetorial junto às mulheres que vivenciam situação de violência na cidade, buscando a promoção dos direitos deste público, bem como criar estratégias conjuntas para o protagonismo e o empoderamento feminino.
A entrada é livre mediante cadastro pelo e-mail para seminariopocos@gmail.com. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3697-3022.
Conheça os palestrantes
Ellen C. Oliveira Lopes: advogada, professora, pós -graduada em Direito Tributário, Mestre em Educação, Ambiente e Sociedade, coordenadora da Escola Superior da Advocacia – Poços de Caldas, membro da Comissão OAB Mulher.
Flávio Urra: psicólogo e sociólogo, mestre em Psicologia Social pela PUC-SP, com especialização em Violência Doméstica pelo Lacri-Usp, coordenador do Programa “E Agora, José? Pelo fim da violência contra a mulher”.
Tayane Rogeria Lino: psicóloga social e clínica. Possui graduação pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFMG. Atua como professora universitária no Centro Universitário Una.
Maria Ignez Costa Moreira: graduada em Psicologia e mestre em Psicologia pela UFMG, doutora em Psicologia Social pela PUC SP, pós-doutorado em Psicologia pela UFRJ. Professora na Faculdade de Psicologia da PUC Minas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.