Vereador solicita fiscalização do atendimento aos idosos nas agências bancárias

Indicação foi aprovada durante sessão virtual – foto Poçosocm.com

Durante a sessão virtual da Câmara Municipal de Poços de Caldas desta terça-feira, 19, foi aprovado uma indicação do vereador Paulo Eustáquio de Souza (MDB), que aponta a necessidade de fiscalização do atendimento prestado aos idosos em algumas agências bancárias da cidade durante o período de pandemia da COIVD-19.

Segundo o vereador, foi constatado que algumas agências bancárias têm delimitado o atendimento preferencial em horário específico e, caso o idoso chegue após o horário especificado, o atendimento é realizado em filas comuns, independente da idade do usuário.

Para o parlamentar, tal medida fere as leis vigentes e penaliza os idosos, que muitas vezes aguardam atendimento em filas extensas, durante um grande período de tempo, o que pode, segundo ele, ser prejudicial à saúde dos mesmos, devido, principalmente, às variações climáticas que ocorrem nesta época do ano. O vereador aponta o Estatuto do Idoso e a Lei Federal 13.466/2017, que garantem atendimento preferencial imediato e individualizado, junto aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população, independente de horário.

“Pedimos essa fiscalização porque eu mesmo constatei essa situação em algumas agências bancárias. Mesmo nesse período de pandemia, muitos idosos ainda precisam ir pessoalmente aos bancos, assim como outras pessoas, mas é preciso evitar que eles fiquem muito tempo expostos, e é preciso também cumprir o Estatuto do Idoso, que dispõe sobre atendimento preferencial. Então, eu fiz essa indicação pensando nesse grupo de pessoas que muitas vezes já têm a saúde debilitada, por isso eu espero que o senhor prefeito acate essa indicação e nos auxilie para que seja feita a fiscalização nos bancos para otimizar e cumprir as leis no atendimento aos idosos,” aponta o vereador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.