Comitê de Crise para COVID-19 de Águas da Prata se reúne para definir medidas para a reabertura de serviços púiblicos
O prefeito Carlos Henrique Fortes Dezena, convocou uma reunião do Comitê de Crise, criado e presidido por ele, para discutir questões sobre as mudanças na quarentena anunciadas ontem pelo governo do estado.
No encontro, que aconteceu nesta quita, 28, no gabinete do chefe do executivo local, o Comitê estudou a melhor maneira de elaborar o decreto municipal para que o documento esteja alinhado com as determinações do governo de São Paulo.
Cinco Fases
O plano de retomada das atividades econômicas no estado começa no próximo dia 01/06 e contempla atividades consideradas não-essenciais, terá cinco fases. As cinco fases do programa vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais (vermelho) a etapas identificadas como controle (laranja), flexibilização (amarelo), abertura parcial (verde) e normal controlado (azul).
Os municípios da região de Águas da Prata estão classificados na fase dois ( laranja ). Esta etapa vai de 01 a 15 de junho e permite a abertura de alguns setores para atendimento ao público, com restrições.
Segundo o governo paulista, a classificação pretende assegurar atendimento de saúde à população e garantir que a disseminação do novo coronavírus esteja em níveis seguros para modular as ações de isolamento.
Reunião Regional
No início da tarde, o prefeito Carlos Henrique participou de uma reunião por vídeo conferência com prefeitos da região. O objetivo foi alinhar as ações, sempre respeitando a determinação do governo estadual, mas já iniciando a flexibilização gradual da quarentena.
“Esse é o primeiro passo de rumo a uma situação normal. Graças ao apoio da população, conseguimos uma boa classificação neste plano elaborado pelo governo e estamos na fase dois. É um começo com alguns estabelecimentos já com autorização para atender de forma controlada”.
Na reunião, os prefeitos se mostram otimistas, mas preocupados em manter a região bem classificada observando os cuidados de higiene e distanciamento, já que se os índices não se mantiverem, a quarentena pode voltar aio estágio anterior.
“Não podemos baixar a guarda. Temos que manter a prudência e entender que ainda continuamos essa luta e o sistema de saúde não pode ser submetido a um surto repentino de covid. Vamos continuar firmes em nosso esforço conjunto. Logo isso tudo vai passar”, concluiu o prefeito Carlos Henrique Dezena.
Se a cidade se manter bem classificada, ou seja, se os índices de contaminação não subirem, águas da Prata pode passar para a próxima fase ( amarela ), em 15 de junho que permite a abertura parcial do comércio.
Municípios Integrantes
Águas da Prata está inserida no grupo de municípios atendidos pela DRS XIV – Diretoria Regional de Saúde sediada em São João da Boa Vista e responde pela fase laranja do plano de retomada das atividades.
· Aguaí
· Águas da Prata
· Caconde
· Casa Branca
· Divinolândia
· Espírito Santo do Pinhal
· Itobi
· Mococa
· Santa Cruz das Palmeiras
· Santo Antônio do Jardim
· São João da Boa Vista
· São José do Rio Pardo
· São Sebastião da Grama
· Tambaú
· Tapiratiba
· Vargem Grande do Sul
Nenhum Azul
Até agora nenhum município do estado está na fase azul. A avaliação do desempenho de cada região vai acontecer a cada 14 dias, mas o monitoramento será feito dia a dia. A progressão ou regressão da cidade na escala de fases vai depender de fatores como nível de isolamento e registro de casos. As medidas flexibilizadas podem ser revogadas a qualquer momento, dependendo dessa avaliação.
Estamos disponibilizando, nesta publicação, parte do material explicativo, detalhando todo o processo de retomada das atividades econômicas na região e que está disponível também no site do governo de São Paulo.