Prefeitura altera horário das lojas de conveniência
Por meio do decreto Nº 13.353, publicado no Diário Oficial do município nesta quinta, 25 de junho, fica alterado o horário de funcionamento das lojas de conveniência na cidade. A partir desta data, os estabelecimentos ficam autorizados a funcionarem de segunda a sábado, das 7 h às 22 horas e aos domingos, das 8h às 20 horas.
Antes da nova norma, as conveniências tinham horário livre para funcionamento. A alteração se fez necessária para coibir abusos que vinham ocorrendo, inclusive com aglomeração de pessoas. “A Prefeitura, atendendo à solicitação da Promotoria, determinou o novo horário e irá intervir sempre que a segurança dos cidadãos estiver em risco, onde houver ações que se contrapõem ao determinado nos decretos anteriores que estabelecem as medidas para o combate ao Covid-19 em Poços de Caldas”, informa o secretário municipal de Governo, Celso Donato.
Ele explica ainda que, com a determinação de fechamento dos bares às 20h e dos restaurantes às 22h, as pessoas estavam migrando para as lojas de conveniência, que tinham horário livre para funcionar. A Polícia Militar estava sendo acionada inúmeras vezes para atendimento de ocorrências de aglomeração e perturbação de sossego em diversas conveniências, principalmente as localizadas ao longo a Av João Pinheiro.
Celso Donato ressalta que a fiscalização irá monitorar estes locais a partir desta semana para o cumprimento do decreto. “Acreditamos que não teremos problemas, mas , se houver um desrespeito, poderemos até mesmo proibir a venda de bebidas alcoólicas nas lojas de conveniências”.
Polícia Militar
Além do trabalho da fiscalização da Prefeitura, a Polícia Militar também está autorizada, pelo governador, a intervir no caso de pessoas sem máscara nas ruas e também nos casos de estabelecimentos funcionando além do horário permitido pelos decretos municipais.
O prefeito Sérgio Azevedo fez contato com Tenente Coronel Trajano na manhã desta quinta-feira para confirmar este apoio e foi informado que os policiais estarão agindo neste sentido, principalmente nos bairros. As denúncias podem ser feitas pelo 190.