Protocolo sanitário para os hotéis de Poços é apresentado à Prefeitura
O Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau (Poços CVB), juntamente com o Conselho Municipal de Turismo e o Sindicato de Hotéis, apresentou junto à Prefeitura uma proposta de protocolo sanitário a ser seguido pelos meios de hospedagem do município, a fim de que os estabelecimentos locais possam se preparar para o retorno das atividades assim que for autorizado pelo poder público. O protocolo foi apresentado na última segunda-feira, 22.
Desde março, quando as medidas de enfrentamento à Covid-19 foram implantadas na cidade, o Poços CVB tem se preocupado em desenvolver uma série de ações, incluindo iniciativas voltadas para a retomada do setor turístico.
Segundo a presidente da associação, Siomara Bonafé, o segmento foi uma das áreas mais afetadas pela pandemia, resultando em impactos negativos na geração de emprego, renda e impostos. “Depois de mais de três meses sem receber novos hóspedes de lazer, os hotéis e as pousadas de Poços de Caldas se preparam para uma reabertura gradual, seguindo todas as medidas preventivas de segurança e higiene, que devem ser rigorosamente cumpridas.”
Para a entidade, é legítima a preocupação do poder público em garantir a segurança sanitária do município, porém é necessário avaliar o equilíbrio econômico, já que empresas do setor foram fechadas temporariamente e também de maneira definitiva, resultado em inúmeras demissões e prejuízos. Além disso, como o turismo tem um impacto importante para a economia da cidade, é necessário que sejam criados mecanismos que possam garantir a retomada do setor de forma gradual e segura, como vem sendo feito em outros destinos do Brasil e do mundo.
Ao todo, 49 hotéis assumiram o compromisso de seguir em seus estabelecimentos a proposta apresentada, que inclui dezenas de regras, desde a chegada do hospede até os cuidados necessários com os funcionários dos locais. O protocolo sanitário entregue à Prefeitura segue as melhores práticas adotadas por outras cidades, como Foz do Iguaçu.
Outras ações
Na última semana, o Poços CVB foi escolhido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico para coordenar o Eixo de Turismo do Plano de Retomada Econômica, trabalho desenvolvido pelo Comitê Municipal Extraordinário de Apoio à Iniciativa Privada.
Já na sexta-feira (19), o vice-presidente da entidade, Juliano Silva, participou de uma Audiência Pública da Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.
O encontrou contou com a participação de deputados, do secretário-adjunto de Turismo e Cultura e outros representantes de entidades estaduais, sendo que o Poços CVB foi a única associação a nível local. Uma das novidades anunciadas durante a audiência é o programa Minas pra Minas, de fomento ao turismo interno.
A entidade também continua movimentando suas redes sociais para a promoção do destino Poços de Caldas. Dois novos vídeos foram lançados e novos materiais serão publicados ao longo das próximas semanas.
Só se o prefeito for muito irresponsável para permitir que os turistas entrem em poços (todos nós sabemos como está a situação da pandemia que só aumenta). Fora turistas. Não venham não fiquem em casa.
Turistas? Será que não estão vendo como os casos de covid estão aumentando?interior de São Paulo está crescendo muito a transmissão, não queremos pessoas de outras cidades aqui em poços não. Fora turistas!!! Fiquem em casa!!! Lavem as mãos!!!