Protocolo sanitário para os hotéis de Poços é apresentado à Prefeitura

O Poços de Caldas Convention & Visitors Bureau (Poços CVB), juntamente com o Conselho Municipal de Turismo e o Sindicato de Hotéis, apresentou junto à Prefeitura uma proposta de protocolo sanitário a ser seguido pelos meios de hospedagem do município, a fim de que os estabelecimentos locais possam se preparar para o retorno das atividades assim que for autorizado pelo poder público. O protocolo foi apresentado na última segunda-feira, 22.

Rede hoteleira se prepara para quando as atividades do setor turístico retornarem – foto Silvio Leossi/ CVB

Desde março, quando as medidas de enfrentamento à Covid-19 foram implantadas na cidade, o Poços CVB tem se preocupado em desenvolver uma série de ações, incluindo iniciativas voltadas para a retomada do setor turístico.

Segundo a presidente da associação, Siomara Bonafé, o segmento foi uma das áreas mais afetadas pela pandemia, resultando em impactos negativos na geração de emprego, renda e impostos. “Depois de mais de três meses sem receber novos hóspedes de lazer, os hotéis e as pousadas de Poços de Caldas se preparam para uma reabertura gradual, seguindo todas as medidas preventivas de segurança e higiene, que devem ser rigorosamente cumpridas.”

Para a entidade, é legítima a preocupação do poder público em garantir a segurança sanitária do município, porém é necessário avaliar o equilíbrio econômico, já que empresas do setor foram fechadas temporariamente e também de maneira definitiva, resultado em inúmeras demissões e prejuízos. Além disso, como o turismo tem um impacto importante para a economia da cidade, é necessário que sejam criados mecanismos que possam garantir a retomada do setor de forma gradual e segura, como vem sendo feito em outros destinos do Brasil e do mundo.

Ao todo, 49 hotéis assumiram o compromisso de seguir em seus estabelecimentos a proposta apresentada, que inclui dezenas de regras, desde a chegada do hospede até os cuidados necessários com os funcionários dos locais. O protocolo sanitário entregue à Prefeitura segue as melhores práticas adotadas por outras cidades, como Foz do Iguaçu.

Outras ações

Na última semana, o Poços CVB foi escolhido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico para coordenar o Eixo de Turismo do Plano de Retomada Econômica, trabalho desenvolvido pelo Comitê Municipal Extraordinário de Apoio à Iniciativa Privada.

Já na sexta-feira (19), o vice-presidente da entidade, Juliano Silva, participou de uma Audiência Pública da Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.

O encontrou contou com a participação de deputados, do secretário-adjunto de Turismo e Cultura e outros representantes de entidades estaduais, sendo que o Poços CVB foi a única associação a nível local. Uma das novidades anunciadas durante a audiência é o programa Minas pra Minas, de fomento ao turismo interno.

A entidade também continua movimentando suas redes sociais para a promoção do destino Poços de Caldas. Dois novos vídeos foram lançados e novos materiais serão publicados ao longo das próximas semanas.

2 comentários em “Protocolo sanitário para os hotéis de Poços é apresentado à Prefeitura

  • 27 de junho de 2020 em 15:41
    Permalink

    Só se o prefeito for muito irresponsável para permitir que os turistas entrem em poços (todos nós sabemos como está a situação da pandemia que só aumenta). Fora turistas. Não venham não fiquem em casa.

    Resposta
  • 27 de junho de 2020 em 21:33
    Permalink

    Turistas? Será que não estão vendo como os casos de covid estão aumentando?interior de São Paulo está crescendo muito a transmissão, não queremos pessoas de outras cidades aqui em poços não. Fora turistas!!! Fiquem em casa!!! Lavem as mãos!!!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.