EconomiaNotícias

Funcionários dos Correios encerram a greve

Os 35 funcionários dos Correios que aderiram à greve em Poços de Caldas retornaram ao trabalho nesta terça-feira, 22, após a determinação do Tribunal Superior do Trabalho aos 31 sindicatos filiados à Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares(Fentect), após o julgamento do dissídio, ocorrido na última segunda-feira.

Os 35 dos 70 funcionários que aderiram à greve já retornaram ao trabalho em Poços – foto arquivo/Poçoscom.com

A categoria estava em greve há 35 dias depois que a diretoria dos Correios suspendeu o Acordo Coletivo firmado em outubro do ano passado e com vigência até julho de 2021 retirando 70 cláusulas, que contemplavam benefícios como entre elas a licença-maternidade de 180 dias, pagamento de adicional noturno, auxílio-creche e indenização por morte.

No julgamento do dissídio, o TST decidiu por manter as nove clausulas oferecidas pelos Correios durante a negociação salarial.  As clausulas incluem a oferta de plano de saúde e auxílio-alimentação, e ainda outras 20 cláusulas sociais, que não representam custos extras aos Correios.

Porém 50 cláusulas do antigo acordo coletivo de trabalho foram canceladas.

De acordo com o sindicato da categoria o novo acordo vai impactar financeiramente na renda dos funcionários dos Correios.

Além das clausulas aprovadas no dissídio, o TST também aprovou um reajuste salarial de 2,6%, porém em nota o sindicato informou que vai recorrer da decisão, pois o reajuste não contempla a categoria.

Ainda segundo o TST, a paralisação dos funcionários não foi abusiva e por isso metade dos dias de greve será descontada do salário de quem aderiu à paralisação e a outra metade deve ser compensada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.