Árvores da João Pinheiro terão monitoramento reforçado
Após a queda de uma árvore de grande porte na última quinta-feira, 3, sobre um veículo de passeio na Avenida João Pinheiro, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos emitiu um esclarecimento a respeito do monitoramento das árvores em áreas públicas do município. A Divisão de Parques e Jardins realizou o monitoramento preventivo de 3.741 árvores entre janeiro a novembro deste ano. As ações preventivas serão realizadas em conjunto com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
De acordo com o Secretário Municipal de Serviços Públicos (SMSP), Paulo Cesar Silva, o acidente da última quinta-feira, foi o primeiro registrado com vítimas na cidade. Na ocasião um carro de passeio foi atingido por uma Ficus Benjamina de aproximadamente 12 metros de altura. O motorista e a esposa dele, saíram ilesos do acidente após serem socorridos pro equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU.
Segundo o secretário, o município de Poços é caracterizado por sua extensa arborização urbana e, mesmo diante de tão expressivo número de espécies nas vias pública, é mínima a ocorrência de quedas de árvores, se levar em conta as condições climáticas adversas, comuns neste período do ano, com chuvas intensas e fortes vendavais.
E visando manter esse índice mínimo de queda de árvores a SMSP estuda unir aos esforços, já feitos pela Divisão de Parques e Jardins junto com o Departamento de Meio Ambiente, com a experiência de órgãos como a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. O grupo realizará diagnósticos individuais sobre a situação das árvores de grande porte, principalmente, em locais de maior circulação de pessoas e veículos. As espécies serão submetidas a testes mecânicos de resistência, diagnósticos fitossanitários e avaliação de riscos, afim de direcionar ações de prevenções.
Ainda segundo o secretário, periodicamente a SMSP promove a poda de equilíbrio e direcionamento das espécies em toda a cidade. Em cronograma recente, esses serviços foram executados ao longo da ciclovia na av. João Pinheiro, na av. Santo Antônio, no Parque José Afonso Junqueira, no Complexo Country Club e às margens da mata da Serra de São Domingos.
Aspecto visual
A árvore, que caiu na av. João Pinheiro, é uma Ficus Benjamina (Ficus), espécie extremamente resistente caracterizada por um sistema radicular expressivo que reduz muito a probabilidade de queda.
Técnicos da SMSP, que estiveram no local do acidente, avaliaram que num diagnóstico visual a árvore apresentava sinais de boas condições fitossanitárias, com a copa extremamente saudável e troncos sem sinais de apodrecimento ou pragas. “A deficiência apresentou-se na base entre o tronco e as raízes na parte interna da árvore. Isso somado às condições climáticas adversas acarretou o infortúnio”, concluíram os técnicos da SMSP.