Nossa Terra Nossa Gente
*Roberto Tereziano
Poços de Caldas tem um grande número de mulheres extraordinárias que fizeram história em todas as áreas. Grandes cantoras, professoras, artistas. Também em áreas assistência social, políticas ou literárias, ou educacionais. Isto só para citar algumas.
No dia-dia nos lembramos logo de Nini Mourão, Elza Monteiro, Lilian Carvalho Dias, Margarida Goulart, todas que com muitomérito contribuíram para vários setores da cidade, mas hoje vamos falar de uma muito especial e pouco conhecida, Laudelina Campos Mello. Ela era filha de escravos da fazenda Barreiro. Muito cedo começou a se indignar com injustiças ao ver sua mãe, depois da abolição dos escravos, ainda ser pega em 1915 e levada como escrava, de volta para trabalhar na fazenda. A menina Laudelina avançou contra o agressor.
Laudelina teve pouco acesso à educação formal. Logo se tornou uma empregada domestica em nossa cidade. Era sempre o caminho seguido pela maioria das meninas negras do Brasil. Com sua inteligência foi aprendendo sobre os direitos das empregadas domesticas e se tornou uma especialista no assunto.
Tendo se casado, saiu de Poços de Caldas e nas cidades onde morou, dentre elas Santos, e Campinas, desenvolveu importantes trabalhos em defesa das mulheres negras e principalmente lutou pelos direitos das domesticas. Foi criadora da primeira associação de domesticas do Brasil e doou sua casa em Campinas para ser a sede da associação. Para se ter uma ideia de o quanto ela era avançada. Os direitos das empregadas e empregados domésticos só virou lei mais de cinquenta anos depois.
Laudelina realizou também o primeiro concurso de beleza para mulheres negras de Campinas. Durante a segunda grande guerra, ela notou que o Brasil teria falta de enfermeiras e se alistou como voluntária indo ajudar a cuidar dos feridos. Mesmo sendo uma pessoa simples, Laudelina teve uma vida dedicada a lutar contra injustiças sociais e a defender os direitos das pessoas. Esse nome tem que estar no panteão das grandes mulheres de Poços de Caldas.
Pingback: Instituto Moreira Salles presta homenagem a Laudelina de Campos Mello, pioneira na luta por direitos das trabalhadoras domésticas - Notícias de Poços de Caldas e região | PocosCom