DiversosNotíciasPolítica

Vereadora Regina Cioffi estará à frente da Ouvidoria do Povo em 2021

Atendendo ao que estabelece a Lei Complementar n. 213/2020, que cria a Ouvidoria do Povo, a Câmara de Poços realizou, na noite da última terça-feira (16), eleição para o cargo de ouvidor-geral do Poder Legislativo. A vereadora Regina Cioffi (PP) foi escolhida pelos demais parlamentares e estará à frente do cargo em 2021.

A vereadora estará à frente da Ouvidoria em 2021

A Ouvidoria do Povo é um órgão auxiliar do Poder Legislativo na fiscalização da execução dos serviços públicos municipais. Ela é responsável por receber denúncias, reclamações, elogios e sugestões, fazendo os seguintes encaminhamentos: em caso de denúncias, requerer as informações necessárias ao Executivo, visando apurar os fatos relatados e encaminhá-las aos órgãos competentes; em caso de reclamações, requerer informações e fazer as indicações necessárias, visando atender aos interesses dos usuários dos serviços públicos e auxiliar o Executivo na melhoria das prestações dos mesmos; em caso de elogios e sugestões, encaminhar ao Executivo na forma de indicações.

Conforme determina a legislação, a Câmara possui em seu Portal um canal exclusivo para contato entre cidadão e Ouvidoria. Em posição de destaque, no topo da página, o banner E-Ouv permite que a população encaminhe e acompanhe demandas cadastradas.

A vereadora Regina Cioffi afirma que a Ouvidoria é um espaço para fortalecimento da cidadania. “Primeiramente, quero dizer que estou muito honrada em ser a primeira ouvidora da Câmara Municipal de Poços de Caldas. Tenho um histórico de ser primeira, fui a primeira mulher diretora clínica da Santa Casa, depois fui a primeira mulher a presidir a Câmara, agora a primeira ouvidora. Realmente, é um histórico de abrir espaços. A Ouvidoria é um espaço de cidadania, de comunicação entre o cidadão e os órgãos públicos. É um canal para formatar e acertar o controle da sociedade sobre as instituições. O objetivo principal é acolher as demandas e dar respostas, aproveitando essas demandas para induzir mudanças e melhorias nas ações dos órgãos públicos. A Ouvidoria recebe, avalia, orienta e encaminha as questões às áreas responsáveis”, pontua.

Para a legisladora, é dever do ouvidor garantir que a avaliação das demandas seja justa e imparcial. “Não se faz politicagem com isso ou perseguição, o que se quer é auxiliar nas políticas públicas. Tratas-se de um novo serviço que a Câmara oferece, viabilizando um canal de comunicação direto entre cidadão e órgãos públicos. Vamos iniciar os trabalhos a partir de agora e é importante que as pessoas tenham acesso fácil, rápido e sem burocracia”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.