Cão Zé é homenageado com estátua
O cachorro mais querido de São João da Boa Vista, conhecido como cão Zé foi homenageado com uma estátua. Cão Zé era considerado uma espécie de mascote entre estudantes do Unifae e moradores das proximidades.
A estátua foi instalada em lugar de destaque na rotatória entre a universidade e o Ginásio do CIC, na Avenida Rodrigues Alves, no Jardim Santo André, locais mais freqüentados pelo cão em vida.
Mesmo tendo um dono, desde 2014 Zé vivia pelas quadras esportivas e dependências do Centro Universitário. A presença dele no dia-a-dia cativou os funcionários, estudantes, servidores do Departamento Municipal de Esportes e os atletas, principalmente a equipe do time de basquete sanjoanense, que passou a considerá-lo como uma mascote.
Difícil quem não se encantava ou até mesmo se divertia com o Zé e sua bola de futebol murcha.
Em janeiro de 2020 já com a idade avançada Zé contraiu uma pneumonia e morreu. O corpo foi sepultado na Unifae e os estudantes decidiram fazer uma homenagem ao amigo de quatro patas e resolveram eternizar os momentos felizes de Zé por meio de uma estátua.
Para isso os universitários fizeram uma vaquinha entre eles e com o dinheiro arrecadado foi possível que a artista plástica Vânia Palomo confeccionasse a estátua.
Depois de pronta a estátua foi instalada na rotatória pela equipe do Departamento de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura e agora todos podem matar saudades do amigo e companheiro cão Zé.