EconomiaNotícias

Black Friday: especialista dá dicas sobre compras online

Um dos momentos mais esperados de compra está aí, mas será que é confiável? No Brasil realmente tem Black Friday ou Black fraude? Vale a pena pesquisar e especialistas em internet reforçam que sempre encontra algum produto ou serviço que o preço compensa.

E você? Está animado para aproveitar as promoções online da Black Friday? Já organizou as contas da casa e pesquisou os produtos que deseja comprar? Saiba que outra estratégia importante e fundamental para esse período de promoções envolve também a preocupação com a segurança da compra online. Afinal, ninguém quer cair em golpes.

Pensando nisso, o Grupo Conexão, com as suas marcas do sudeste Conexão, Outcenter e Starweb, separou uma lista do que você deve ficar de olho antes de fazer as transações de dinheiro nas lojas virtuais e durante a compra pela internet. A Black Friday é nesta sexta 26 de novembro.

Desconfie de preços muito baixos

Por mais que seja um período de descontos, é importante avaliar a diferença de preços com outras empresas que oferecem o mesmo produto ou serviço no período. Preços muito fora do padrão e muito abaixo da média podem indicar um tipo de golpe, afirma o diretor de TI do Grupo Conexão, Danilo Berti.

Não compre em lojas virtuais sem o https e sem certificação

A certificação digital do site (https) é representada no início da barra no navegador por um ícone de um cadeado. Esse protocolo aumenta a segurança do site e contribui para dificultar que seus dados pessoais, por exemplo, sejam copiados ou interceptados por cibercriminosos durante uma compra.

Evite utilizar Wi-Fi público para compras

Ter internet gratuita disponível é um sonho, mas saiba que as redes públicas e sem senhas são supervisadas por golpistas, que conseguem acessar dados mais facilmente. Isso inclui locais como shoppings, aeroportos, restaurantes ou bares, então deixe para fazer compras quando estiver em casa ou numa rede fechada.

Reforce as senhas

Outra dica mais que importante é reforçar as senhas. Senhas difíceis ajudam a te resguardar durante um possível golpe. Danilo, reforça que é super importante colocar números, pontos e símbolos nas senhas de login em sites e aplicativos, dessa maneira será mais difícil que os criminosos na internet tenham acesso aos seus dados.

Pesquise a reputação do vendedor

 No site Reclame Aqui, por exemplo, você verá uma nota sobre o atendimento referente às resoluções dos problemas que a empresa se disponibilizou a solucionar. Isso vai te fazer conhecer como é a interação de outros consumidores com a marca e a eficiência em casos de insatisfação.

Observe canal de atendimento (SAC)

A página virtual também é obrigada a disponibilizar um canal para atendimento ao consumidor, o chamado Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC). “Todas as grandes empresas estão investindo nesse serviço, no canto de qualquer site, você acha um canal para se comunicar com a empresa e tirar as dúvidas, isso ajuda muito. É sempre bom ficar atento aos detalhes.” assegura Danilo Berti, Diretor de Tecnologia do Grupo Conexão.

Vale ressaltar que em uma sexta de Black Friday é bom desconfiar de tudo, por isso, é importante ter conferido os preços fora desse período de promoção, afinal, ninguém faz milagre! Não confie em ofertas por e-mail ou de ligações e ofertas que recebam via celular. E claro, tenha muita cautela para poder realizar boas compras.

*Danilo Berti é Diretor de Tecnologia da Informação do Grupo Conexão, cluster sudeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.