NotíciasSaúde

Solidariedade e prevenção: barbeiros atendem pacientes oncológicos no Unacon

Pelo terceiro ano a equipe da Barbearia Moderna em parceria com o GAAPO – Grupo de Apoio e Assistência ao Paciente Oncológico realizou nesta quinta-feira, 25, mais uma edição do corte solidário. A ação visa principalmente à prevenção contra o câncer de próstata.

Pacientes oncológicos participaram da ação solidária e foram orientados quanto ao câncer de próstata – foto divulgação

A ação solidária realizada no Unacon foi voltada para o público masculino. Os pacientes e acompanhantes puderam fazer a barba e cortar o cabelo.

Simultaneamente ao corte de cabelo, profissionais da Saúde realizavam a conscientização junto aos homens sobre a campanha Novembro Azul e a importância da prevenção contra o câncer de próstata.

“Hoje foi um dia especial, um dia de muita solidariedade e troca de conhecimento, pois quem ajuda ao próximo, ajuda a si mesmo,” se emocionou o empresário Rodrigo Emaunel, proprietário e líder da equipe da Barbearia Moderna.

Novembro Azul

O mês de novembro foi escolhido para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer de próstata.

Segundo o INCA – Instituto Nacional do Câncer, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma).

A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. (Fonte INCA)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.