CulturaDiversosNotícias

Chico Rei realiza Festival da Cultura Negra e inaugura Biblioteca Afrocentrada

O Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei realiza nesta quinta e sexta-feira o Festival da Cultura Negra, evento para fomentar tradições e diálogos ligadas ao povo preto. A programação aberta e gratuita acontece na sede da associação, que fica na Avenida Francisco Jesualdi, 84, no Jardim Novo Mundo, próximo ao Parque Municipal, na zona oeste de Poços de Caldas (MG).

A programação começa com a oficina de dança afro com a Mestra da Cultura Popular Lúcia Vera – foto Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei

As atividades terão início na quinta-feira, 8, às 16h, com a oficina de dança afro ministrada pela Lúcia Vera de Lima, Mestra da Cultura Popular pelo extinto Ministério da Cultura e bandeireira do Terno de Congo de São Benedito. Já às 19h será realizada uma vivência de capoeira angola, uma mistura de dança e luta criada no século 17 por negros africanos escravizados no Brasil. A aula será conduzida pela Escola de Capoeira Angola Resistência.

Amanhã, dia 9, às 9h, a programação abrirá espaço para a exibição do documentário ‘Chico Rei Vive’, produção audiovisual com depoimentos de pessoas que ajudam a construir a história do centro cultural fundado em 1963 com a missão de promover a equidade racial e enfrentar o racismo através da valorização da identidade e da cultura negra. Logo em seguida, às 10h, acontecerá uma prosa preta sobre ‘Racismo Institucional’, com a participação do Diretório Acadêmico Nise da Silveira, do curso de Medicina da PUC Minas – Campus Poços de Caldas.

Biblioteca

Durante o Festival da Cultura Negra acontecerá a inauguração da Biblioteca Afrocentrada Dona Rosário, iniciativa inédita em Minas Gerais que vai disponibilizar mais de 80 livros sobre a população negra ou de autorias negras, dos mais diferentes gêneros, como história, romance, sociologia, antropologia e infantil. No acervo, títulos como ‘Mulheres, Raça e Classe’, de Angela Davis; ‘Minha Mãe é Negra Sim!’, de Patrícia Santana; ‘Meu Crespo é de Rainha’, de Bell Hooks; e ‘Reinado e Poder no Sul das Minas Gerais’, da professora, historiadora e ex-presidente do Chico Rei Maria José de Souza (Tita). Mais informações estão disponíveis em www.chicorei.org.

“A biblioteca será um local para empréstimos de livros, mediações de leitura e contações de histórias, homenageando Maria Rosária Costa, carinhosamente chamada de Dona Rosário, que foi uma importante liderança do Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei”, comenta a presidente Thais Costa.

O Festival da Cultura Negra tem o patrocínio da Prefeitura de Poços de Caldas, através do Edital de Culturas Tradicionais, e do Solidariedade Azzi, além do apoio da Moringa.

Programação

8 de dezembro (quinta-feira)
16h – Oficina de dança afro com a Mestra da Cultura Popular Lúcia Vera
18h – Inauguração da Biblioteca Afrocentrada Dona Rosário
19h – Vivência de Capoeira Angola com a Escola de Capoeira Angola Resistência

9 de dezembro (sexta-feira)
9h – Exibição do documentário Chico Rei Vive
10h – Prosa preta com o tema ‘Racismo Institucional’, com DA Medicina PUC Minas – Poços de Caldas

Serviço:
Festival da Cultura Negra
Quando: 
8 e 9 de dezembro   
Onde: 
Centro Cultural Afro-Brasileiro Chico Rei
Endereço: 
Av. Francisco Jesualdi, 84 – Jardim Novo Mundo – Poços de Caldas (MG)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.