Educação

Mamud Assan recebe projeto “ Abrace um Sapo”

Os alunos da Escola Municipal Mamud Assan, na Vila Rica conheceram de perto o  projeto “Abrace um Sapo”, idealizada pela Biotropica. A partir de palestras educativas sobre conscientização ambiental, o projeto tem por objetivo  informar alunos da rede municipal de Poços de Caldas sobre anfíbios, a fim de quebrar o preconceito com as espécies comuns na região. A primeira parte do projeto foi realizada na última sexta-feira, 19, na escola municipal.

Renato Gaiga é biólogo formado pela UNIFAL e é consultor ambiental na Biotropica
Renato Gaiga é biólogo formado pela UNIFAL e é consultor ambiental na Biotropica

 “Neste sentido, o projeto ‘Abrace um Sapo!’ traz de forma interativa e descontraída informações sobre a urgência de se quebrar pensamentos culturais pejorativos que foram transmitidos através de gerações.  Atingindo alunos da rede pública, o projeto fomenta a propagação das informações através de mentes que estão em fase de absorção de conteúdo e assim, estes dados podem tomar proporções incalculáveis, podendo chegar aos pais, responsáveis, familiares e amigos dos estudantes”, explica o biólogo responsável pelo projeto na Biotropica, Renato Gaiga.

O Brasil é líder mundial em espécies de anfíbios com mais de mil espécies conhecidas. Poços de Caldas está situada nos domínios da Mata Atlântica, bioma mais ameaçado do Brasil, e o terceiro do planeta. O município mantém uma riqueza relevante de espécies de anfíbios (mais de 40 espécies), sendo algumas ameaçadas de extinção e que foram descobertos pela ciência na própria cidade.

Para Gaiga, “as lendas e mitos que rondam os anfíbios são provas de que a carência de conhecimento pode trazer consequências negativas em prol da preservação do meio ambiente. Assim, o presente projeto tem como objetivo realizar palestras e seminários interativos nas escolas da rede pública de Poços de Caldas para conscientizar os alunos sobre a preservação da fauna e do meio ambiente como um todo.”

A palestra tem o intuito de fazer com que a população obtenha conhecimento de conceitos importantes sobre meio ambiente, fazendo com que seja ampliado o número de colaboradores que espalham a temática da conscientização ambiental perante a sociedade como um todo, de modo que as informações recebidas sejam convertidas em ações práticas em benefício da qualidade de vida no mundo.

“Abrace um Sapo!” conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação da Cidade e prevê outras palestras durante o ano nas escolas públicas da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.