Centro Administrativo é inaugurado na zona oeste
Após 1 ano e 7 meses de construção, o Centro Administrativo de Poços de Caldas-MG foi inaugurado na última quarta-feira, 6, marcando as comemorações dos 152 anos da cidade. O centro recebeu o nome Sebastião Navarro Vieira Filho, uma homenagem ao ex-prefeito de Poços de Caldas.
A cerimônia de abertura, que reuniu autoridades, moradores e representantes de diversos setores, marcou o início de uma nova fase para a gestão pública local.
Em dispositivo de honra, foram apresentados o prefeito Sérgio Azevedo, que destacou a importância da obra para o futuro da cidade, e o prefeito eleito, Paulo Ney de Castro Júnior, além de personalidades como o desembargador Nicolau Lupianhes Neto, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior. O delegado Marcos de Sousa Pimenta, o coronel PM Jardel Trajano de Oliveira Gomes e Alessandra Bittencourt dos Santos Deppner, representando o Judiciário, também participaram da solenidade. Além do representante do Legislativo, o vereador, Kleber Silva e o responsável pela construtora, Fernando Onofre Rodrigues.
A inauguração também contou com apresentações da Banda Maestro Azevedo, que executou os hinos nacionais e de Poços de Caldas, sob a regência de Miguel Brito, seguida pela Orquestra de Flauta Doce da Escola Municipal João Pinheiro, com regência do professor Edgar Gomes e da musicoterapeuta Letícia Gracioli. O encerramento cultural ficou por conta dos corais do Conservatório Municipal.
Homenagens
Durante a cerimônia, foram realizadas diversas homenagens, incluindo o reconhecimento de pessoas que participaram diretamente para a construção do Centro Administrativo, como os engenheiros, Paulo Henrique Gonçalves Ribeiro, Everaldo de Oliveira Melo, Paulo Roberto Rodrigues Milton; os arquitetos: Marina Andrade e Gláucio Claret Ribeiro, os secretários: Cibele Melo, Antônio Carlos Alvisi e José Benedito Damião.
Além do servidor, Marcos Sales que completou 50 anos de serviços prestados à Prefeitura de Poços de Caldas, representando todos os servidores que, com tanto empenho, desenvolvem trabalhos a população.
E a homenagem também se estendeu ao engenheiro Mesaque Fernandes, que simboliza a dedicação de cada servidor envolvido neste projeto, apoiando o trabalho coletivo que se tornou possível a entrega de um Centro Administrativo moderno e eficiente.
Homenagem ao ex-prefeito
Uma homenagem ao ex-prefeito Sebastião Navarro Vieira Filho deu um tom especial à inauguração. Natural de Botelhos, Navarro teve uma trajetória política de destaque, sendo responsável por grandes projetos em Poços de Caldas, como a criação do SAMU e do Restaurante Popular. A filha do homenageado, Tereza Navarro, emocionou-se a todos ao falar sobre o legado do pai e agradecer pelo reconhecimento da Prefeitura e da população de Poços.
O prefeito Sérgio Azevedo também recebeu uma homenagem especial, em forma de placa, do vice-prefeito Júlio César de Freitas, destacando sua trajetória na administração pública e seu compromisso com o desenvolvimento da cidade. Em seu discurso, Azevedo ressaltou que Poços de Caldas não ganhou apenas um novo prédio, mas um símbolo de progresso e eficiência.
Centro Administrativo
O Centro Administrativo, com 14 mil metros quadrados de área construída, abriga 19 secretarias municipais em um único local. Com a centralização das operações, a gestão municipal estima uma economia de R$ 2 milhões.
Porém de início, as secretarias municipais serão mudadas de forma gradativa, pois além dos móveis que estão sendo montados e em alguns setores ainda estão sendo instalados cabos de rede.
Localizado na zona Oeste, ao lado do Terminal Rodoviário Dr. Sebastião Vieira Romão, o novo prédio é parte de uma iniciativa estratégica para modernizar o atendimento ao cidadão e otimizar a eficiência da administração pública.