Operador morre após explosão de reator de estação de tratamento de esgoto
Um operador da estação de esgoto da COPASA de Cabo Verde-MG, morreu no fim da tarde desta quarta-feira, 15, após uma explosão no Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente. A vítima, Claudio Cardoso de Oliveira, de 53 anos foi foi atingida por uma placa de aço e caiu para dentro do reservatório de dejetos e afundou.
De acordo com o Corpo de Bombeiros o acidente aconteceu por volta das 17h50, quando as equipes foram acionadas para o salvamento de um operador em local difícil acesso.
As equipes de Poços de Caldas-MG se deslocaram para a estação, que fica às margens da BR 146, na altura do km 422.
Os funcionários da COPASA informaram que o operador estava trabalhando sobre o reator e por motivo ainda não esclarecido, houve uma explosão.
Após o deslocamento violento de ar, uma placa de aço foi arremessada para o alto e na queda caiu sobre a vítima. O operador acabou caindo dentro do reservatório e afundou nos dejetos.
Foi necessário esvaziar o reservatório, que continha 600m³ de dejetos para resgatar o corpo. Todo trabalho levou cerca de 5 horas até que o corpo foi visualizado e retirado pelos bombeiros, que precisaram utilizar roupas de proteção, iluminação e equipamentos de respiração autônoma para entrar no reservatório e retirar o corpo da vítima através de um duto.
A vítima era natural de Monte Belo-MG e trabalhava em Cabo Verde-MG. O corpo encaminhado para o Instituto Médico Legal em Poços de Caldas-MG. A equipe da Perícia Técnica da Polícia Civil esteve no local e vai apurar a causa da explosão.