DiversosNotíciasSaúdeUtilidade pública

Santa Casa é credenciada para atendimentos de queimados de 3º grau

A expectativa é de que o tratamento de vítimas de queimaduras de 3º graus tenha início em janeiro de 2024 – foto Roni Bispo Poçoscom.com

A Santa Casa de Poços de Caldas e a Santa Casa de São Sebastião do Paraiso passam a ser referência no tratamento de queimados nível 3, no Sul e Sudoeste de Minas.

O credenciamento foi autorizado nesta terça-feira, 19, pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e pelo Conselho Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde do Estado de Minas Gerais.

A Santa Casa, que já havia sido credenciada em 2022 para o tratamento de, vítimas de queimadura até o nível 2, ou seja queimaduras de até 2º grau, a partir de janeiro de 2024 passa a atender também as vítimas com queimaduras de 3º grau.

Com o credenciamento, os pacientes do Sul e Sudoeste de Minas não vão mais precisar ser transferidos para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, até então única referência no Estado para este tipo de tratamento.

De acordo com vice-provedor da Santa Casa, Marcos Carvalho Dias, a Ala D do hospital está sendo preparada para ser o centro de atendimento às vítimas de queimadura. “ Nós estamos preparando uma UTI que será toda equipada para atender às vítimas de queimaduras. Teremos uma equipe de cirurgia e o trabalho da coordenação da Cirurgia Plástica Reparadora será reforçado com cirurgiões plásticos, “ destacou o vice-provedor da Santa Casa.

Ao todo serão seis leitos de UTI e mais leitos de ambulatório.

Poços de Caldas vai anteder pacientes de 150 municípios da região e mais 150 na região de São Sebastião do Paraíso.

 

Credenciamento

O credenciamento é continuidade de um processo iniciado após o acidente com Emily Gregório Esteves, que teve 65% do corpo queimados em julho de 2022, na zona rural de Botelhos. Considerado um dos casos mais graves  na época.

Na ocasião, a vendedora, internada em estado grave ficou dias na fila de espera aguardado por uma vaga no Hospital João XXIII, pois a região não tinha um centro para o tratamento de queimados.

Em dezembro do mesmo ano, após uma grande mobilização, a Santa Casa foi credenciada para o tratamento especializado de vítimas com queimaduras de 2º graus, mas os casos mais graves ainda tinham que ser transferidos para a capital mineira.

Agora o atendimento foi descentralizado e as vítimas de queimadoras de 3º grau serão atendidas nas duas unidades em Poços de Caldas e São Sebastião do Paraíso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.