DiversosMeio AmbienteNotíciasPolícia

Chuva deixou 17 mil casas e estabelecimentos sem energia 

A falta de energia também afetou a operação da Estação de Tratamento de Água do DMAE – foto reprodução redes sociais

A Prefeitura de Poços de Caldas-MG divulgou um balanço sobre os transtornos  causados pela chuva da noite desta quarta-feira, 22,  e as ações imediatas para sanar os danos registrados durante o temporal. 17 mil unidades consumidoras ficaram sem luz após a interrupção de energia.


De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Mauro Barbosa Filho, o volume de chuva nas ultimas 24 horas  foi de 90 mm segundo dados da estação pluviométrica da ETA 1 do DMAE, localizada no Bairro São Benedito.


Houve alagamentos nas ruas centrais, onde os bueiros não suportaram a quantidade de água das enxurradas.

A Defesa Civil atendeu ainda a queda de duas árvores, de um muro de uma casa no Bairro Campos Elíseos e ainda o destelhamento de uma casa no Jardim Kennedy, deixando a moradora desalojada.

Além disso, 17 mil unidades consumidoras de energia, entre casas e estabelecimentos ficaram sem luz na área central, bairros no entono e na zona sul.

Falta d´água

Em consequência da falta de energia, houve paralisação na operação da Estação de Tratamento de Água ETA V, responsável pelo abastecimento de aproximadamente 70% da cidade.

Em decorrência disso, os níveis dos reservatórios da região sul chegaram ao seu nível mínimo, prejudicando todo o abastecimento na região.

Equipes do DMAE estão trabalhando ininterruptamente para normalizar o abastecimento na região e também a coloração da água. O departamento informou ainda que a coloração alterada da água não coloca em risco a saúde das pessoas, pois o acompanhamento da qualidade da água está sendo realizado permanentemente por seu laboratório.

Apesar de todos os esforços, o DMAE ressalta que poderá haver desabastecimento na região sul da cidade no final de semana e solicita o uso racional da água pela população daquela localidade.

Ações

O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, José Benedito Damião destaca as ações de prevenção que a Prefeitura vem realizando nos últimos dias e também durante os últimos anos, com obras estruturais nos ribeirões que cortam a cidade e também limpeza periódica tanto nos ribeirões, bocas de lobo e córregos, retirando materiais descartados de forma irregular e realizando a poda da vegetação para garantir o fluxo adequado das águas.

A Prefeitura de Poços de Caldas coordena ações de resposta às fortes chuvas, mobilizando equipes das secretarias de Obras, Serviços Públicos, DMAE, DME, Defesa Social e Bombeiros. As intervenções incluem limpeza das vias, obras emergenciais, identificação de danos e reparos, além da desobstrução de ruas.

No início deste ano, uma reunião entre o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura de Poços alinhou ações estratégicas para o enfrentamento de ocorrências no período chuvoso. Foram discutidos o reforço no monitoramento das áreas de risco, alinhamento de diversos aspectos do Plano de Contingência para chuvas intensas e as ações de mitigação. Além disso, foi destacada a importância de fortalecer a prevenção e a resposta a ocorrências comuns deste período, como alagamentos, deslizamentos e outros desastres relacionados a chuvas fortes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.