Tributo aos Orixás celebra força e ancestralidade na Praça do Museu neste domingo

No dia 16 de novembro, a Associação Afro Ancestral de Poços de Caldas realiza a 12ª Edição do Tributo aos Orixás, um momento especial de celebração, fé, cultura e união entre todos os que reconhecem a importância das raízes afro-brasileiras.
A programação de apresentações será realizada das 14h às 17h, na Praça do Museu Histórico e Geográfico, com entrada gratuita e aberta. Nesta edição, haverá também a retomada do Encontro de Curimba, fortalecendo o canto, o toque e a energia que unem os terreiros e mantêm viva a tradição ancestral.
“Venha fazer parte desse momento de luz e respeito às nossas origens. Traga sua fé, sua energia e seu axé para celebrar conosco essa história que é de todos nós”, destaca a organizadora do Tributo aos Orixás, Ana Maria de Paula Cruz, a Mãe Ana de Iansã, que é presidente da Associação Afro Ancestral.
O encontro tem como objetivo celebrar a cultura e as religiões de matriz africana, como o candomblé e a umbanda, e exaltar as divindades dessas religiões – os Orixás. O evento teve início no ano de 2013 e completa 12 anos em 2025.
A ação integra a programação do Novembro Afro, movimento pela valorização da identidade negra e pela construção de uma cidade mais justa, plural e antirracista. Durante o mês da Consciência Negra, seminários, palestras, rodas de conversa e apresentações culturais se entrelaçam para criar um percurso de aprendizado e reconhecimento. São momentos de escuta, diálogo e fortalecimento, onde a educação se afirma como o caminho mais potente contra o preconceito.
Confira a programação completa do Novembro Afro aqui.
📅 Programação do dia:
☀️ Café da manhã – 7h às 9h
🍛 Almoço – 12h às 14h
📍 Local: E.M. Wilson Hedy Molinari
🎶 Apresentações e Encontro de Curimba – 14h às 17h
📍 Local: Praça do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas (MG)





