DiversosEconomiaNotíciasUtilidade pública

Abastecimento começa a voltar ao normal na zona leste

Depois de passar praticamente todo o fim de semana sem água, o abastecimento na zona leste da cidade está voltando ao normal gradativamente, segundo o DMAE. A previsão é que a normalidade ocorra somente na quarta-feira, 11, nos bairros mais distantes daquela região. Aproximadamente 10 mil residências foram afetas pela falta d água no fim de semana.

Bomba 3 já havia apresentado problema no carnaval quando também faltou água na zona leste – foto DMAE

De acordo com o diretor do DMAE, Paulo Cesar Silva, o desabastecimento aconteceu devido a um problema com a bomba 3 da ETA 1, a principal estação de tratamento de água que fica no São Benedito responsável por abastecer boa parte da cidade, principalmente a zona leste.

A bomba 3, que tem a maior vazão de água, parou de funcionar na madrugada de sexta-feira, 6, e com apenas a bomba 2 em funcionamento, porém com vazão bem menor começou a falta d água.

Segundo o diretor do DMAE durante toda sexta e também no sábado equipes da Autarquia e também terceirizados trabalharam por mais de 40 horas para colocar a bomba em funcionamento novamente. “Foi uma força tarefa com 43 horas ininterruptas de trabalho. A bomba foi desmontada e substituído todo sistema provocando o desabastecimento, pois a bomba 3 tem a maior vazão. Foi necessária a fabricação de peças da bomba para voltar o funcionamento o que aconteceu na tarde de sábado e aos poucos fomos liberando água gradativamente para a zona leste,” destacou o diretor.

Ainda de acordo com o diretor, a mesma bomba apresentou problemas no dia 17 de fevereiro, dias antes do carnaval, ocasionando a falta d água na zona leste. “A ETA 1 trabalha com 3 bombas. A bomba 1 foi encaminhada ao fornecedor para reparos, ficando apenas a bomba 2 que tem menor vazão e trabalha direto 24 horas e a bomba 3 que já tinha fado problema no carnaval e agora voltou a parar. O equipamento vinha apresentando problemas desde 2015 e até o momento, antes da minha gestão, não tinha sido feito nenhum investimento de manutenção,” justificou o diretor.

Por causa da grande quantidade de casas afetadas e os dias sem água e por conta do alto consumo nesta segunda-feira, 9 , a previsão é que nos bairros mais distantes o abastecimento volte ao total normalidade apenas na quarta-feira, 11, mesmo com as manobras com fechamento de registros em bairros próximos a ETA .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.