Achado histórico: carta do presidente Juscelino Kubitschek é encontrada no acervo do Museu Histórico

Imagine abrir um livro e se deparar com um tesouro histórico escondido entre as páginas?! Foi o que aconteceu com a estagiária de Museologia do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, Jussara Soares. A sortuda detetive da história encontrou nada menos que uma carta do ex-presidente Juscelino Kubitschek, datada de 1961.
“Encontramos essa carta na semana passada, na quinta-feira, dia 28 de agosto. Estava dentro de um livro no nosso arquivo. Estamos fazendo uma atualização na catalogação e inventariando todo o nosso acervo e foi nesse processo que encontrei a carta, dobrada dentro de um livro. Ainda estamos na etapa de investigação da história desse livro, mas tem um nome na primeira página, muito provavelmente da destinatária, que é Dona Teresa Bonifácio. Estamos em uma segunda etapa, em busca de mais informações para desvendar todo esse mistério”, conta a estagiária de Museologia, Jussara Soares.
A originalidade do documento pode ser comprovada pelo selo em alto relevo, além da assinatura. O destinatário epistolar do presidente JK continua um mistério, já que o envelope não foi encontrado.
A carta enviada pelo presidente Juscelino Kubitschek contém o registro de um discurso de despedida presidencial. No texto, o presidente expressa sua gratidão ao povo brasileiro, faz um balanço positivo de sua gestão e afirma ter cumprido os compromissos assumidos ao longo dos seus cinco anos de governo.
“Esta foi uma carta que JK enviou para várias pessoas em janeiro de 1961, mas não temos o destinatário do documento que está no acervo do Museu de Poços. Encontrei um tesouro”, celebra Jussara Soares, que é aluna do Curso de Museologia do Centro Universitário Leonardo da Vinci.
Remetida de Brasília e datada de 1961, a carta se inicia com o seguinte trecho: “Ao aproximar-se o término do meu mandato, venho manifestar-lhe, de modo especial, o meu reconhecimento pelo seu patriótico apoio à luta que travei para conduzir a pleno êxito a causa do desenvolvimento nacional.”
Juscelino Kubitschek governou o Brasil de 1956 a 1961, período em que adotou o ambicioso slogan “50 anos em 5”, simbolizando sua proposta de promover, em apenas cinco anos de governo, o equivalente a cinquenta anos de progresso para o país. Sua gestão ficou marcada por grandes investimentos em infraestrutura, industrialização e pela construção de Brasília, a nova capital federal.
“Documentos como este são fontes para compreendermos melhor os momentos de transição política, as visões de país e os legados deixados por nossos governantes”, avalia a coordenadora do Museu Histórico e Geográfico de Poços, Lavínia du Valle.
“Sejam quais forem os rumos da minha vida pública, levarei comigo ao deixar o honroso posto que me confiou a vontade popular, o firme propósito de continuar servindo ao Brasil com a mesma fé, o mesmo entusiasmo e a mesma confiança nos seus altos destinos”, assinado Juscelino Kubitschek – Brasília, 1961.
A carta especial ligada à história política do Brasil está entre os documentos preservados e outros registros preciosos no acervo histórico do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas, disponível para acesso público. Confira os horários de visitação:
de terça a sexta: das 9h30 às 17h;
sábados: das 12h30 às 16h30;
domingos e feriados: das 9h às 13h;
segunda-feira: fechado para manutenção
Serviço
Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas
Rua Padre Henry Mothon, s/n – Centro – Poços de Caldas – MG
Contato: (35) 3697-2197 ou museuvilla@gmail.com
Acompanhe: @museudepocosdecaldas