Ações emergenciais são realizadas em ponto de alagamento no Jardim Kennedy
A Prefeitura está dando todo o suporte para as famílias atingidas por um alagamento pontual, na Rua Magnésio, no bairro Jardim Kennedy. As casas atingidas estão sendo vistoriadas pela Defesa Civil e Secretaria de Promoção Social, que está visitando famílias atingidas, verificando inclusive a possibilidade do benefício do auxílio aluguel ou encaminhando-as para abrigos do município.
Segundo a prefeitura, mesmo com a forte chuva desta madrugada, com mais de 100 milímetros, o ribeirão Platina, que corta o bairro, não transbordou, graças às obras que foram realizadas nas margens, com construção de muros de gabião e alargamento do leito do ribeirão. A Rua Magnésio situa-se na parte baixa do bairro, mais sujeita a alagamentos.
Na Avenida Platina, que sempre sofreu com inundações, não houve transtornos, assim como em 95% do bairro. Logo pela manhã, equipes da Prefeitura se dirigiram ao local e deram todo o suporte aos moradores. O prefeito Sérgio Azevedo também esteve no local, inspecionando os trabalhos e se solidarizando com as famílias atingidas.
A equipe do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Sul Apoio II – está de prontidão, inclusive com maior número de técnicos disponíveis, que foram realocados para auxiliar no trabalho; o município recebeu, em doação, grande quantidade de gêneros alimentícios arrecadados por uma campanha local. As pessoas residentes na área atingida que precisarem de benefícios como auxílio-aluguel e cesta básica, por exemplo, devem procurar o CRAS Sul Apoio II (Rua Ágatha, 171, Jardim Kennedy II – Telefone 3697-2632.
Ainda há previsão de chuvas intensas para o Sul de Minas nos próximos dias. A Defesa Civil está monitorando e acompanhando todas as solicitações. Foi criado um grupo emergencial envolvendo várias secretarias onde o maior número possível de informações sobre solicitações e ocorrências é disponibilizado a todos, para que haja rapidez nos atendimentos e ações preventivas possam ser efetivadas.
A orientação é que os casos de inundação, alagamentos ou deslizamentos sejam imediatamente repassados à Defesa Civil, Bombeiros, Guarda Municipal e Polícia Militar, para que o atendimento seja direcionado. Os moradores, dentro das possibilidades, devem deixar os imóveis atingidos imediatamente e aguardar o socorro. Nos casos de alagamentos nas vias, os motoristas não devem arriscar a atravessá-los e acionar o Demutran para a sinalização ou intervenção necessária, dirigindo, durante as chuvas, com máxima cautela e faróis acesos. Evitem estacionar veículos embaixo de árvores e em áreas de risco de deslizamento ou alagamento.
Telefones emergenciais:
Guarda Civil Municipal: 153
Bombeiros: 193
Samu: 192
Defesa Civil: 199
Polícia Militar: 190
Polícia Rodoviária Federal: 191
Assistência Social: 156
Telefones Úteis:
Prefeitura Municipal: 3697 5021
Secretaria de Defesa Social/ Demutran: 3697 5990
Secretaria de Obras: 3697 2087
Secretaria de Serviços Públicos: 3697 2070