Alunos do CEPOC apresentam projetos sobre energia limpa durante Feira de Ciências
No segundo sábado consecutivo da Feira de Ciências do CEOPC, os alunos dos ensinos Fundamental II e Médio surpreenderam com os trabalhos de pesquisa e projetos sobre a Sustentabilidade apresentando soluções e alternativas que contribuem para a preservação ambiental, entre elas a utilização da energia limpa.
A feira teve como tema a Sustentabilidade em Poços de Caldas. E para ampliar o conhecimento sobre o assunto, os alunos tiveram acesso a vários conteúdos de pesquisa dentro e fora da sala de aula.
De acordo com o diretor do CEPOC, Artênio de Oliveira, o tema vem sendo trabalhado desde o início do ano letivo com toda a escola.
Para enriquecer ainda mais o conhecimento, os alunos fizeram visitas em empresas e locais que foram os alvos dos estudos, como as principais mineradoras, laboratórios e estação de tratamento de água e de esgoto do DMAE, fonte termal da Praça Dom Pedro II e ainda a Serra de São Domingos. Tudo para que tivessem mais conteúdo para as explicações durante a apresentação dos projetos para os pais, professores e toda comunidade escolar.
Algumas turmas apresentaram projetos que falavam da preservação de um dos nossos recursos renováveis mais precioso, a água.
Os pequenos cientistas reforçaram a importância deste bem natural para a saúde da população, doenças que podem ser evitadas com o tratamento correto e ainda o reaproveitamento da água de forma sustentável.
Tinha projeto que mostrou a água sendo para a geração de energia nuclear, energia térmica apontando os benefícios e também as desvantagens de cada uma.
E falando em água aquecida, os alunos apresentaram projetos sobre e formação da caldeira vulcânica, onde Poços de Caldas está localizada e desmistificando a história de que o município fica em um vulcão.
O tema sustentabilidade abriu um leque de opções e alternativas de formas de produzir energia como a eólica, produzida através de moinhos de ventos gigantes e ainda a usina de bicicleta, que além de gerar energia pode também contribuir com a atividade física, uma aliada contra o sedentarismo.
“Cada turma se esforçou e dedicou muito no tema escolhido para o projeto da Feira de Ciências e procurou reproduzir na integra cada experiência vivida na sala de aula e nas pesquisas. Nós escolhemos a usina de bicicleta, pois é um projeto que tem tudo a ver com a sustentabilidade. Com o simples ato de pedalar, você pode gerar energia o suficiente para manter uma casa. São pequenos gestos e detalhes que podemos inovar e preservar a natureza, “ disse Leônidas Reis de Oliveira, aluno do 9 º ano.
Este tipo ação e atividade, marca os alunos. Vai ser um registro emocional e intelectual que vai ficar para sempre. O que fica gravado na alma da gente, gente executa. A preservação e a consciência ambiental é algo que tem que existir. Tem que ser plantado nessa idade para os alunos para depois frutificar e aí depois a gente colhe os frutos,” concluiu o diretor do CEPOC, Artênio de Oliveira.
Pingback: Capitólio se fortalece como destino
Pingback: Capitólio se fortalece como destino - .: Jornal Opinião :. Caeté MG
Pingback: Coluna MG 10/10/2023 - Jornal da Cidade - Notícias de Poços de Caldas e região