NotíciasPolítica

ANAC determina o fechamento do aeroporto municipal por um ano

A Secretaria Municipal de Defesa Social de Poços de Caldas foi surpreendida por uma nota técnica emitida pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, que determina o fechado do aeroporto municipal Embaixador Walther Moreira Salles pelo período de um ano. O motivo seria por falta de comunicação entre a administração do aeroporto com a agência.

Em média o aeroporto municipal recebe 300 pousos mensais – foto arquivo Poçoscom.com

A nota técnica determina que o fechamento da pista seja a partir do dia 17 de julho até o dia 17 de julho de 2023. Segundo a ANAC, a agência tentou fazer contato com a administração do aeroporto por inúmeras vezes e não obteve o retorno. Diante da ausência de dialogo, foi tomada a decisão de fechar o aeroporto.

Ainda segundo a nota técnica, caso a administração do aeroporto restabeleça o contato com a ANAC, o processo será arquivado. Também será necessário informar as condições da infraestrutura da pista à Superintendência de Infraestrutura aeroportuária.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Rafael Conde Maria, o que houve foi um erro de comunicação entre a administração do aeroporto e a ANAC, uma vez que todo contato é feito por meio e-mail com a emissão constante de relatórios e respostas solicitadas pela agência. “Fomos surpreendidos com a emissão da nota. Na próxima semana o gerente de seção do aeroporto, Felipe Fiamenghi vai pessoalmente em Brasília protocolar a documentação que reverta esta situação”, informou o secretário.

O aeroporto Embaixador Walther Moreira Salles foi inaugurado em 1937. Com uma altitude de 1.260 metros, o aeroporto de Poços de Caldas é o segundo mais alto dentre todos os aeroportos de médio e grande porte do Brasil, sua pista tem 1.550 metros de comprimento e comporta aeronaves de pequenos e médios portes.  Em média o aeroporto recebe 300 pousos mensais.

Desde 2017 o balizamento noturno está suspenso depois que as lâmpadas foram alvo de vandalismo e furto.

Fim das atividades da Infraero

Em janeiro deste ano a estação de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo da NAV Brasil Serviços de Navegação Aérea foi extinta depois de 60 anos em operação no aeroporto municipal.

A decisão partiu do Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA, órgão do Comando da Aeronáutica, após mudança na estrutura da Infraero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.