Tribunal de Contas

Analistas do TCEMG encerram série de palestras da IX Jornada de Contabilidade Pública

A Jornada da Contabilidade Pública de 2023 foi encerrada, na sexta-feira (29/09), se destacando pelo grande público participante. Além de centenas de pessoas que passaram pelo auditório do TCEMG ao longo dos três dias de palestras, os vídeos das apresentações já possuem quase 5 mil visualizações até o fim dessa tarde (29/09). Para ver a íntegra das cerca de 20 horas de palestras da IX Jornada de Contabilidade Pública, acesse a TV TCE, o canal do Tribunal de Contas mineiro no Youtube.
 
Dois analistas de controle externo do Tribunal de Contas mineiro palestraram no encerramento da jornada. Pela manhã, Alex Lopes, coordenador de Fiscalização Integrada dos Municípios, proferiu a palestra “O Suricato e Análise de Dados do Orçamento Público”. Ele apresentou a Diretoria de Fiscalização Integrada e Inteligência do TCEMG (Suricato) e explicou como pode-se tirar informações relevantes de dados contábeis.
 
Lopes discorreu sobre receitas e despesas e mostrou casos concretos de dados contábeis apresentados por municípios mineiros ao Tribunal. Ele destacou que “a contabilidade auxilia, e muito, as tomadas de decisões dos gestores públicos”, reforçando que “os números da contabilidade pública representam políticas de habitação para quem perdeu tudo, políticas de educação para nossas crianças, políticas de saúde para modernizar hospitais e qualificar o atendimento médico. Os números não são apenas números, são pessoas”.
 
Pela tarde, o analista José Francisco Vieira Júnior encerrou a série de palestras falando sobre “SICOM – Acompanhamento da LRF”. Ele apresentou o Sistema Informatizado de Contas dos Municípios (SICOM), em que os gestores públicos devem enviar dados e informações sobre as despesas e receitas, destacando que o TCEMG acompanha mensalmente o cumprimento dos preceitos legais definidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). 
 
O analista ainda apresentou o “Fiscalizando com o TCE”, ferramenta virtual do Tribunal que permite ao cidadão acompanhar os gastos e receitas de todos os municípios mineiros, de forma simples e objetiva. 
 
O último dia da IX Jornada de Contabilidade Pública contou, ainda, com palestras sobre o “Plano de Implantação de Procedimentos Contábeis Patrimoniais (PIPCP)” e “Procedimentos de Encerramento de Exercício e Qualidade das Demonstrações Contábeis”.
 

IX Jornada da Contabilidade Pública 3° dia

 

Lucas Borges / Coordenadoria de Jornalismo e Redação

Fonte: Tribunal de Contas de MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.