Antena digital adaptada à chegada do 5G ainda está disponível para cerca de 175 mil famílias em Minas Gerais
Cerca de 175 mil famílias em Minas Gerais ainda podem trocar gratuitamente suas antenas parabólicas antigas por modelos digitais. A substituição é destinada a famílias de baixa renda inscritas em programas sociais do governo federal, desde que a parabólica tradicional esteja instalada e funcionando em casa.
A iniciativa, conduzida pela Siga Antenado, é parte do processo de migração do sinal de TV das parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal digital (Banda Ku). Disponível nos 853 municípios do estado, o serviço pode beneficiar cerca de 314 mil famílias mineiras, garantindo acesso à programação televisiva no novo formato.
A troca é indispensável, pois as parabólicas antigas já começaram a perder funcionalidade com o desligamento do sinal analógico por várias emissoras. Quem não realizar a atualização para a antena digital ficará sem acesso à TV.
Outro problema que o modelo tradicional enfrentará é o risco de interferência no sinal da TV quando a tecnologia 5G for ativada em sua cidade ou região. Como o sinal do 5G é transmitido na mesma frequência da parabólica tradicional, poderão ocorrer chuviscos, chiados, a imagem pode travar e até ser interrompida.
Como solicitar
Para ter direito ao kit com a nova parabólica digital, é preciso estar inscrito em um dos programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento em casa. Quem utiliza outros sistemas de transmissão para assistir à televisão, como antena digital espinha de peixe (instalada no telhado da casa), antena digital interna e TV por assinatura, mesmo que faça parte de programas sociais, não precisa fazer a troca.
O CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra, destaca que mais de 4,2 milhões de famílias em todo o país já foram beneficiadas com a nova parabólica digital. O executivo também destaca os benefícios da nova antena. “A nova parabólica digital oferece melhor qualidade de imagem e de som, programação regional e vai continuar sendo gratuita, como sempre foi”, afirma. “É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito”.
Para saber se tem direito ao kit gratuito com a nova parabólica digital, o beneficiário deve entrar em contato pelo número 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br, com o número do CPF ou do NIS em mãos.