NotíciasSaúdeUtilidade pública

Após 22 dias de flexibilização Comitê Gestor COVID-19 faz balanço das ações e divulga mais medidas preventivas

Ao lado do secretário municipal de Saúde, Carlos Mosconi e do médico infectologista, Mário Krugner, ambos integrantes do Comitê Municipal Gestor Extraordinário do Plano de Contingenciamento em Saúde do Coronavírus – Covid19, o prefeito Sérgio Azevedo fez um balanço destes 22 dias de flexibilização do comércio.

“Eu entendo que a situação está sob controle e quero agradecer a população. No uso de máscaras, Poços de Caldas tem dado exemplo. A pandemia não acabou, a gente sabia que ao flexibilizar, a tendência é ter um aumento no número de casos, o que já era esperado. O comércio tem seguido à risca as recomendações e isso tem nos dado tranquilidade para manter o comércio aberto. Realmente teve uma grande aglomeração na primeira semana, de muita gente que precisava comprar alguma coisa, pagar seus carnês e os bancos, que foi uma semana de pagamento, pagamento de aposentados, Dia das Mães, além do pagamento do auxílio financeiro. Mas, já passou e realmente agora eu acho que a gente entra em uma normalidade e peço que todos continuem com essa preocupação, porque a pandemia está aí, não acabou e a gente não sabe realmente quando vai poder flexibilizar mais”, disse o prefeito, durante transmissão feita ao vivo, pelas suas redes sociais, na noite desta sexta, 22.

“Houve na realidade um aumento no número de pacientes positivos, esse era um número previsível, é um número razoável, um número dentro do esperado. Os pacientes têm tido uma boa evolução, temos tido alta, inclusive, de pacientes que estavam nas UTIs e que agora estão indo para suas casas. Nossos leitos estão de acordo com aquilo que tínhamos programado, a ocupação está aquém do esperado. Hoje temos a cidade toda servida com máscaras, máscaras nas nossas UBSs (unidades básicas de saúde), nossa vigilância distribuindo máscaras e esse é um ponto muito positivo que é a população usando máscara. Tudo isso é muito importante, mas é mais fundamental ainda a sua convicção, fique em casa o máximo que puder, proteja você e seus familiares. Estamos montando nosso Hospital de Campanha, temos a Santa Casa e o Santa Lúcia, credenciados pelo SUS e que têm cumprido um bom papel, estamos em sintonia também com a Unimed e com o Hospital Poços de Caldas. Registro aqui um agradecimento especial aos profissionais de Saúde, que estão trabalhando com muita disposição e muito empenho”, complementou Mosconi.

Entre as novas medidas está o aumento do número de testagem da população

Bares e Restaurantes

Por meio do decreto número 13.332, desta sexta, 22 de maio, a Prefeitura definiu nova regulamentação para o funcionamento dos bares na cidade. A partir desta sexta, ficam autorizados a funcionarem até às 20h, de segunda a sábado e de 10h às 16h aos domingos. Restaurantes, pizzarias, hamburguerias, lanchonetes, sorveterias e casas de açaí podem continuar funcionando todos os dias da semana até as 22h sendo que após este horário, somente por meio de serviços delivery. “Tenho que fazer um apelo aos donos de bares dos bairros. Os bares maiores, do centro e de outras localidades, têm funcionado muito bem, obedecendo aos critérios, de 30% da capacidade, de distanciamento, mas os bares de bairros ainda estão tendo grande aglomeração. Face a isso, soltamos um decreto onde diminuímos o horário de funcionamento dos bares, para tentar melhorar essa situação. Já deixo avisado que se realmente não houver essa colaboração das pessoas, nós vamos ter que passar com as notificações e, após isso, em último caso, se realmente não houver essa colaboração, nós teremos que fechar os bares que não estiverem colaborando. Então peço aí essa colaboração, não é nossa vontade de forma alguma fazer isso, mas nós não podemos deixar que poucas pessoas prejudiquem o andamento da cidade que está fazendo um trabalho muito bom”, afirmou o prefeito.

Barreiras

Esta semana, a Prefeitura de Poços determinou, em decisão conjunta com o comando da Polícia Militar da cidade e Guarda Civil Municipal, a realização de uma Força-Tarefa com o objetivo de reforçar as barreiras nas entradas da cidade.

A Força-Tarefa teve início às 19h da quarta, 20 e segue até às 7h da próxima terça, 26. A ação foi motivada após decisão do prefeito de São Paulo de antecipar dois feriados municipais para esta semana. Com isso, as autoridades locais, prevendo um fluxo maior de pessoas vindo de SP para Poços, determinou o reforço nas barreiras, como forma de prevenção à disseminação da Covid-19 na cidade.

Entre as medidas tomadas, está a construção de barreiras físicas para impedir o acesso às estradas vicinais da cidade. Foi implantada mais uma barreira de fiscalização com agentes da GM e PM, na entrada da região sul da cidade, próximo à rotatória da Saturnino de Brito, além das já em funcionamento anteriormente: no Bortolan, próximo à Danone; próximo à Saturnino de Brito, sentido centro e na saída para o Sul de Minas, próximo à entrada do bairro Parque Pinheiros.

“Não precisaria fazer barreira, não precisaria fazer nada, o ideal era que as pessoas obedecessem, mas infelizmente não é assim. Se você tem parentes fora de Poços de Caldas, por favor não peça para essas pessoas virem para cá nos próximos dias, porque elas serão barradas. São medidas necessárias para a segurança da nossa população. Tem morador que instrui as pessoas a como fazer para entrar na cidade. Poxa, adianta o prefeito ficar fazendo uma situação pra fechar, pra trazer essa proteção pra nós e você orientar seus amigos, orientar seus parentes a como fazer para burlar essa fiscalização? Eu também quero ir visitar minha mãe e não posso”, alertou Azevedo.

Testes e Pesquisa

O protocolo para testagem da Covid-19 pelo SUS, inclui: populações-alvo, EXCLUSIVAS, indivíduos que apresentem síndrome gripal, ou seja, apresentando o quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada – admitido que idosos eventualmente não apresentem febre, mas podem ter a concomitância de outros sinais de agravamento, como síncope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência – acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória.

O Ministério da Saúde determina públicos prioritários, composto por profissionais de saúde, das forças de segurança e pessoas com mais de 60 anos, entre outros. No entanto, um protocolo municipal, criado pela Secretaria de Saúde, orienta que todos os pacientes sintomáticos, façam o teste, inclusive nas unidades básicas de saúde que receberam os kits esta semana.

Na transmissão ao vivo desta sexta, 22, o prefeito comentou sobre a realização dos testes em Poços, divulgando número que inclui exames na Funed – Fundação Ezequiel Dias, testes rápidos e exames feitos por demanda espontânea na rede particular, neste último caso, sem necessidade de aplicação do protocolo instituído para o SUS, o Sistema Único de Saúde. “Nós realizamos 717 exames aqui na cidade, destes, tivemos 38 positivos, ou seja, 5.3%. Outros quase 95% deram negativo. Um índice importante porque os testes já foram feitos em um grupo de risco”.

O prefeito também anunciou a contratação de uma pesquisa amostral que vai aumentar o percentual de testagens pelo SUS em Poços, com recursos do município. “Será feita por meio de sorteio, divididos por regiões da cidade, por faixa etária, faixa salarial e com testes de Covid-19. Vai ser importante para termos um índice real dos assintomáticos, ou seja, daquelas pessoas que não apresentam sintomas mas que testam positivo e a partir daí, traçar estratégias juntamente com o Doutor Mosconi, com o Doutor Mário e com o Comitê Gestor. Peço a colaboração das pessoas que forem sorteadas, que possam nos ajudar neste sentido”.

Leitos

Com o avanço da pandemia, a ocupação de leitos hospitalares por Covid-19 passa a ser um dos principais indicadores para monitoramento em âmbito local. “Nós temos 47 leitos de UTI exclusivos para Covid-19 na cidade e nesta sexta, nós estamos ocupando sete, ou seja, 14,89% somente ocupados, onde nosso limite vai ser de 75%, então, chegando a essa ocupação, nós vamos ter que recuar. Nesses leitos que nós temos exclusivos, ainda faltam os leitos que a Santa Casa pode aumentar em relação a essa reforma que está sendo feita lá, o próprio Hospital Santa Lúcia que tem uma área prontinha para aumentar e o Hospital de Campanha. Então nós temos reservas preparadas para os próximos meses e para as próximas semanas, para aumentar a capacidade de atendimento da população. Nós vamos modificar nosso Boletim, com mais dados, principalmente com relação ao uso das UTIs”, explicou Azevedo.

“De toda a capacidade instalada de UTIs em nossa cidade, nós temos menos de 20% destas UTIs ocupadas por síndromes gripais e suspeitas de Coronavírus. Isso dá uma certa tranquilidade para dizer que estamos indo bem. Vale lembrar que esse final de semana a gente vai ter aí uma perspectiva de três graus, então as pessoas se aglomeram mais. O preconizado é que a gente fique em casa, só saia quando necessário, que a gente mantenha nossa casa ventilada e que a gente não baixe a guarda. Usar a máscara é desconfortável mas é fundamental. Vamos continuar dessa maneira que a gente vai ter sucesso”, reforçou Krugner.

Distanciamento Social Seletivo

Desde a sexta-feira, 1º de maio, Poços de Caldas passou a adotar o Distanciamento Social Seletivo (DSS). Entre as ações de combate à Covid-19 nessa nova fase está o uso obrigatório de máscara por todos os cidadãos ao sair às ruas. A iniciativa foi estabelecida pelo Decreto n° 13.312, que dispõe sobre a flexibilização das medidas para enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente da pandemia causada pelo novo coronavírus. Ao sair de casa, todos devem utilizar máscara de proteção, seguindo as orientações gerais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Saúde quanto à conservação do dispositivo, que atua como barreira na propagação da doença. Os estabelecimentos comerciais e de serviços voltaram a funcionar na cidade, após deliberação do Comitê Municipal Gestor Extraordinário do Plano de Contingenciamento em Saúde do Coronavírus – Comitê Extraordinário COVID-19 – que apontou para a flexibilização das medidas em vigor, desde que de forma controlada e gradativa, observadas as medidas de segurança. Na transmissão desta sexta, o prefeito também falou sobre a impossibilidade de reabertura das academias neste momento, por orientação do Ministério Público. No entanto os planos de contingenciamento apresentados seguem sob análise do Comitê Gestor. Neste momento não há previsão de reabertura das escolas, bem como do Parque Municipal e da atividade turística, assuntos respondidos por meio de perguntas enviadas pela população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.