COVID-19: Poços registra 42 casos da doença

Subiu para 42 o número de casos positivos de Coronavírus na cidade, conforme a atualização do Boletim Epidemiológico divulgado nesta sexta-feira, 22, pela Secretaria Municipal de Saúde.

Destes, 27 pacientes são considerados recuperados, entre eles um caminhoneiro de 30 anos, que teve alta hospitalar nesta sexta, depois de ficar 7 dias internado na UTI do Hospital Santa Lúcia. Recuperação que foi muito comemorada entre os funcionários e equipe médica do hospital.

Porém, 9 pessoas seguem em isolamento domiciliar. Um paciente está hospitalizado em ala e outros 2 estão internados em Unidade de Terapia Intensiva. Até o momento, dos 42 casos positivos, três pacientes vieram a óbito. O domicílio de uma paciente de 48 anos que morreu vítima da COVID-19,  segue em investigação pela Secretaria de Saúde.

Em uma transmissão ao vivo realizada nesta sexta-feira, nas redes sociais, sobre o balanço dos 20 dias pós a flexibilização do comércio feito pelo Comitê Gestor da COVID-19, o secretário de Saúde, Carlos Mosconi, disse que este aumento já era esperado por conta da reabertura do comércio, porém o número foi considerado razoável pelo Comitê Gestor da COVID-19, uma vez que a preocupação é com o índice de ocupação das UTIs, que até o momento é considerado baixo, com 14% de ocupação com pessoas com sintomas da doença ou sintomas suspeitos. O Comitê estipulou um índice de 75% de ocupação das UTIs para que a situação seja considerada crítica e assim rever as medidas adotadas até o momento.

Ainda segundo o Boletim são 801 notificações de Síndromes Gripais em Poços, dentre elas, a Covid-19. Destas, 466 se referem a investigações concluídas, sendo 81 descartados por exame laboratorial e 385 com alta por critério clínico. 

O número de descartes por exame laboratorial aumentou em relação ao fechamento da quinta, 21, porque a Vigilância Epidemiológica recebeu resultados de exames destes pacientes que já haviam tido alta por critério clínico e que fizeram a testagem em laboratórios da rede particular.

Dos descartados por exame laboratorial, 35 exames foram feitos em laboratórios particulares e 46 na Funed – Fundação Ezequiel Dias.

São 293 casos suspeitos em investigação, dos quais: 282 seguem em isolamento domiciliar, casos leves sem indicação de realizar exame, conforme o Ministério da Saúde. Cinco pacientes estão hospitalizados em ala. Cinco pacientes estão em Unidades de Terapia Intensiva, acompanhados dentro dos protocolos previstos para estes casos, inclusive com a realização do exame, para confirmar ou descartar o diagnóstico de Covid-19.

Dentre os casos suspeitos, um óbito registrado na quinta, 21, segue em investigação. A paciente de 41 anos foi atendida em um pronto-atendimento do município, onde já chegou com quadro de insuficiência respiratória grave e veio a óbito. Foi feita coleta de material para exame laboratorial que será analisado na Funed, a Fundação Ezequiel Dias em Belo Horizonte. Até a chegada deste resultado, o óbito permanece em investigação no boletim.

Em Minas Gerais até o momento  são 5.995 confirmados; sendo 2.724 pacientes em acompanhamento. Até o momento 3.070 pacientes estão recuperados e 201 óbitos por Covid-19 confirmados no Estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.