Após incêndio prefeitura prepara plano para reflorestamento em Águas da Prata
Após controlar o incêndio que destruiu cerca de 150 mil metros quadrados de vegetação na Serra da Mantiqueira e no Parque Estadual de Águas da Prata, a prefeitura contatou esta semana a Fundação Parque Florestal para uma eventual elaboração de plano para o reflorestamento da área de mata atingida pelos incêndios. Esse é um trabalho que precisa ser feito com planejamento dadas as condições do solo e, portanto, no momento certo.
Breve o trabalho de recuperação deve começar, se for essa a estratégia necessária. É importante que sejam observadas as espécies nativas até para que o ecossistema afetado seja respeitado. Há casos em que o reflorestamento não é indicado sendo que a recuperação natural da mata pode ser melhor. Todas essas questões devem ser avaliadas agora.
Na última terça-feira, 15, uma equipe da prefeitura esteve na fazenda Califórnia, que faz divisa com Parque Estadual de Águas da Prata, para captação de imagens de solo e aéreas de pontos afetados pelo fogo.
Desde que o último foco de incêndio foi combatido na terça-feira, o comando faz voos de reconhecimento para avaliar situação da área afetada. A temperatura é de 30 graus com ventos de 11 km/h.
A Polícia Ambiental relacionou pessoal que está na linha de frente do trabalho de combate que começou no último dia 6. São 58 pessoas entre bombeiros, brigadistas, policiais, servidores municipais, integrantes da Fundação Florestal e voluntários. As equipes contam com apoio de viaturas, caminhões-pipa para o combate ao incêndio e abastecimento de aeronaves, uma ambulância e ainda dois helicópteros Águia e um avião.