Após temporal, comercio de Poços está 90% recuperado
A maioria das lojas atingidas pela chuva da última terça-feira, 19, na área central de Poços de Caldas está reabrindo as portas neste sábado, inclusive as grandes lojas de departamento que também perderam boa parte da mercadoria.
A maioria das lojas atingidas pela chuva da última terça-feira, 19, na área central de Poços de Caldas está reabrindo as portas neste sábado, inclusive as grandes lojas de departamento que também perderam boa parte da mercadoria.
Ao longo da semana, os comerciantes, funcionários e até mesmo voluntários se empenharam para que o comércio voltasse ao normal o mais rápido possível. A grande expectativa estava para o primeiro sábado, depois do temporal, uma vez que muitos consumidores de Poços e principalmente de cidades vizinhas vêm até a cidade para realizar compras.
A rua Assis Figueiredo, considerada o coração do comércio já está praticamente restabelecida. Assim como a Junqueiras, Espírito Santo e parte da Prefeito Chagas, já que as agências bancárias continuam sem atendimento ao público, inclusive nos caixas eletrônicos.
Lojas como a Itapuã ainda vão levar um certo tempo para se recuperar, mas os trabalhos estão bastante acelerados. No interior da loja, de um lado as funcionárias ajudavam na limpeza e de outro, pedreiros reconstruíam a parede que foi derrubada pela força da água.
Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial (ACIA), Márcio Roberto Oliveira, aproximadamente 100 estabelecimentos foram atingidos pela inundação. A maioria teve danos e perda de mercadoria, mas muitos já estão reabrindo e aos poucos vão se reestabelecendo do baque. Muitos tinham seguro e isso deve amenizar um pouco a situação. Para os que não tinham a ACIA estuda uma forma de pode ajudar.
Palestras para vítimas da chuva
E por falar em ajuda a Microrregional do SEBRAE em Poços de Caldas vai oferecer duas palestras para os comerciantes e empresários atingidos pela chuva nos dias 2, 4 e 5 de fevereiro. De acordo com o técnico analista do SEBRAE, Ivan Figueiredo, serão palestras e consultoria com um especialista que vai orientar comerciantes e empresários sobre finanças, bem como o tipo de crédito que pode ser solicitado para esta situação e ainda como implementar e melhorar as vendas. As consultorias devem ser realizadas na Associação Comercial, em dois horários nos dias 2 e 4: às 13h e às 16h. Na sexta-feira dia 5, o atendimento será na parte da manhã. Os interessados devem fazer a inscrição com antecedência na Microrregional do SEBRAE que fica na Av. Santo Antônio, 341 – Cascatinha, o telefone é o 3722-3352.