CulturaDiversosNotícias

Associação de Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas se apresenta na WTM Latin America, em São Paulo

A cultura mineira está fortemente representada na feira de turismo WTM Latin America 2022, evento que projeta a América Latina para a indústria mundial de viagens e turismo, realizada de 5 a 7 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Representantes de Ternos de Congos e Caiapós de Poços estão em São Paulo – foto Secult

A Associação de Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas faz uma demonstração no evento, na noite desta terça-feira (5), levando os tambores de Minas e a devoção a São Benedito para todo o mundo. Aos 94 anos, a Mestra de Cultura Popular e Capitã do Terno de Congo de Santa Bárbara e São Jerônimo, Dona Orlanda da Conceição, é presença ilustre na WTM Latin America e sua voz potente será ouvida em dos maiores eventos internacionais de turismo, diretamente do estande do estado de Minas Gerais. 

Já do Terno Nossa Senhora do Rosário, Eduarda Carimba, de 18 anos, já carrega a tradição de seu bisavô, Benedito Luiz da Costa, o popular Seu Ditinho. Bisavô e bisneta estão juntos em São Paulo e participam da apresentação, com representantes do Terno de Congo de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Carmo, Santa Ifigênia, Santa Bárbara e São Jerônimo e Nossa Senhora da Saúde, além do Grupo de Caiapós do São José. “Com orgulho e fé em São Benedito, ajudamos a representar Minas com nossa tradição passada de geração em geração”, ressalta a presidente da Associação de Ternos de Congos e Caiapós de Poços de Caldas, Lilia Clementino. 

A apresentação em São Paulo conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas. “Nos sentimos honrados em vivenciar este momento, que se integra de maneira visceral ao Ano da Mineiridade, lançado recentemente pelo Governo de Minas, com o objetivo de valorizar as características únicas do nosso estado”, destaca o secretário municipal de Cultura, Gustavo Dutra. 

Aos 94 anos, a Mestra de Cultura Popular e Capitã do Terno de Congo de Santa Bárbara e São Jerônimo, Dona Orlanda da Conceição, é presença ilustre na WTM Latin America – foto Secult

“Quero agradecer a Associação dos Ternos de Congos e Caiapós pela parceria de estar conosco na WTM Latin America. É fundamental mostrarmos toda a nossa mineiridade, as afromineiridades e essa cultura linda de viver, dentro de uma feira com mais de 9 mil pessoas do trade turístico”, ressalta a secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo, Milena Pedrosa. 

WTM Latin America 2022


A WTM Latin America é um evento business-to-business (B2B) no qual a indústria de viagens se reúne para negociar e fechar contratos que contribuem para o posicionamento da região como uma das áreas mais importantes da indústria mundial de viagens e turismo.

Nesta edição, Minas Gerais ocupa um estande de 75m² na área premium do Pavilhão Azul, além de ter à disposição uma sala para treinamento de agentes e operadores com 20 lugares. Cerca de 500 empresas de 33 países já confirmaram participação e o número de inscritos supera a última edição presencial, realizada em 2019.

Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, esta edição da WTM é o retrato da retomada do setor. “O Turismo está em livre recuperação e eventos como este geram oportunidades de negócios e revelam tendências do setor. A participação na WTM será uma grande oportunidade para mostrarmos porque a nossa Mineiridade tem sido o diferencial do estado”, resume.

Para o secretário municipal de Turismo e presidente da IGR (Instância de Governança Regional) Caminhos Gerais, Ricardo Fonseca Oliveira, a participação de Poços de Caldas na feira é uma oportunidade rica para todo o trade turístico não só da cidade, como da região como um todo. “Além do orgulho, é uma oportunidade fundamental de apresentarmos o potencial turístico da IGR Caminhos Gerais, incrementando nossas redes de relacionamento na indústria de viagens nacionais e internacionais. Estamos levando também produtos da cozinha mineira, em especial doces, cafés, cachaças e azeites especiais”, pontua Ricardo Fonseca. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.