DiversosMeio AmbienteNotíciasPolítica

Ativistas impedem corte de árvores na João Pinheiro

Um grupo de ativistas do movimento “Poços com Árvores”, impediu um corte de árvore na manhã deste domingo, 18, na Avenida João Pinheiro, no centro de Poços de Caldas. Os ativistas se mobilizaram ainda na madrugada.

Os ativistas abraçaram as árvores e ficaram na frente da máquina para que a árvore não fosse cortada – foto redes sociais

O corte de novas árvores pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos estava programado para ter início as 5h30, no começo da avenida, em frente à Urca no sentido centro bairro.

De forma pacífica, os ativistas abraçaram as árvores e impediram que as máquinas avançassem e que os servidores cortassem os troncos. O grupo foi mobilizado através das redes sociais.

De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, Rafael Tadeu, as equipes do Demutran, da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar do Meio Ambiente acompanharam a ação.

Os ativistas permaneceram no local o tempo todo até a suspensão do corte.

Polêmica

O corte de árvores ao longo da João Pinheiro tem causado polêmica e dividido opiniões na cidade, pois após a retirada das árvores iniciou a limpeza da estrutura do monotrilho, uma vez que existe a expectativa, por parte da administração de colocar o equipamento em funcionamento.

O assunto também já foi debatido na Câmara Municipal com a presença do técnico da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que assinou os laudos comprovando que pelo menos 70 árvores estavam condenadas e apresentavam risco de cair e também com a presença do secretário Municipal de Meio Ambiente, Marcus Vinícius Ferreira de Morais, que informou que a ação está dentro da legalidade.

Assim que iniciaram os questionamentos sobre os primeiros cortes, a administração municipal se manifestou informando que os cortes das árvores se tratava de ação planejada, visando adequação urbanística das espécies.

A maioria das árvores é de grande porte, de espécies inadequadas, cujas raízes crescem lateralmente, danificando calçadas e asfalto.

Ainda segundo a Prefeitura a retirada das árvores  foi discutida e aprovada pelo Codema, o Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente, em novembro do ano passado, quando foi apresentado o projeto de revitalização da avenida, acompanhado pelos laudos técnicos que apontavam problemas na grande maioria das árvores.

Na época,  o secretário municipal de Serviços Públicos, Celso Donato, para cada árvore retirada na Av. João Pinheiro, serão plantadas outras duas, de espécie adequada ao local, de médio porte, que apresentam floração exuberante.

Um comentário sobre “Ativistas impedem corte de árvores na João Pinheiro

  • COM TANTOS E QUANTOS

    INTERESSES ECONOMICOS,

    POLÍTICOS, SOCIAIS E DE

    MOBILIDADE URBANA, EM

    JOGO,

    O 🚅MONO

    🪓🪓🪓🪓🪓DERRUBA 🪓

    O QUE VÊ

    PELA FRENTE ❗❗❗❗

    G R ∆ T O

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.