Atualização COVID-19: Número de casos suspeitos sobe para 65 em Poços
O Informe Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, atualizado nesta sexta, 27, mostra que em Poços de Caldas, são 67 notificações. Destes, 65 são casos suspeitos, 1, descartado e 1 confirmado (importado). O Informe mostra ainda, que no Estado de Minas Gerais, são 22.191 notificações, 21.691 casos suspeitos, 189 confirmados e 311 descartados. Até o momento não foi registrado óbito confirmado no Estado de Minas, por Coronavírus.
Desde a quarta, 25, a Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas divulga o Informe Epidemiológico publicado pelo Estado. A alteração acompanha as mudanças adotadas também pela Secretaria de Estado de Saúde, considerando que o Ministério da Saúde classificou todo o país como transmissão comunitária, além da necessidade de qualificar as informações sobre a circulação do Coronavírus, em Minas Gerais, o Boletim Informativo Diário COVID-19 passa a publicar o detalhamento apenas dos casos confirmados.
A nomenclatura de casos monitorados não aparece mais no levantamento. O Estado informa número total de notificações e a divisão em casos suspeitos, casos confirmados e casos descartados. Na divulgação feita pela Vigilância Epidemiológica realizada até a terça, 24, apareciam dois casos descartados: um, sendo o de uma mulher vinda da Lombardia na Itália, e o segundo, como sendo o de um homem que havia passado três semanas a trabalho em São Paulo. Ambos testaram negativo para o Novo Coronavírus – Covid 19.
Na divulgação estadual, no entanto, apenas um descarte está computado até esta sexta, 27. “Precisamos lembrar que já faz um mês que o primeiro caso de coronavírus foi identificado no Brasil e muita coisa mudou e novas formas de estatísticas são necessárias. Também tivemos a declaração de que o Brasil já se encontra em território de transmissão comunitária, o que muda e muito, a configuração destes números. Estamos seguindo a padronização da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, que portanto se divide em notificações, onde todas as síndromes gripais são notificadas e informadas à Secretaria de Estado. Temos casos suspeitos, que são os que apresentam sintomas, exatamente os sintomas característicos e clássicos do coronavírus ou outras síndromes gripais. Após análise da Secretaria de Estado e da Vigilância Epidemiológica local, os casos graves são testados para identificação correta. E também são apresentados os números de descartados e de positivos. Estes números trazem uma clareza maior das informações, a própria população acompanha de maneira mais objetiva, para que a gente tenha sempre a informação precisa para o entendimento pleno da população, da gravidade da pandemia em que vivemos”, explicou o secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva.
O andamento da pandemia é extremamente dinâmico e estas orientações podem mudar de acordo com novas condutas recomendadas pelo Ministério da Saúde. A distribuição dos casos suspeitos por município, bem como de casos descartados e notificados, são atualizadas diariamente, através do site www.saude.mg.gov.br/coronavirus – “Distribuição dos casos de COVID-19 em Minas Gerais”.