O sucesso Antes que Esfrie volta ao Teatro Benigno Gaiga neste sábado

O ator Gabriel Sá apresenta o monólogo Antes que Esfrie, neste sábado, dia 13 de julho, às 20h30min, no Teatro Benigno Gaiga, do Espaço Cultural da Urca. A apresentação tem entrada franca e faz parte da programação do Julho Fest 2019, realizado pela Prefeitura de Poços de Caldas, através da Secretaria Municipal de Cultura. A peça é uma conversa com Glória, uma senhora que, através de suas memórias, fala de velhice, tempo, solidão e vida.

Glória conta suas memórias enquanto convida o público para um café – foto Lu Alves

Escrita por Gabriel Sá e Tolentino Ferraz, Antes que Esfrie é um espetáculo de bonecos, o que permite que a encenação seja lúdica e sinestésica e possibilite que o público se identifique com Glória, seu cotidiano e sua vida. “É uma reflexão sobre as escolhas que fazemos em nossa vida”, conta Sá.

Glória vive em sua casa cercada por objetos pessoais e utensílios domésticos, e através deles, são revelados memórias e afetos que transcendem o espaço e o tempo. Um dos elementos mais importantes para ela é o “café”, essa bebida serve como elemento narrativo importante, onde o preparo evoca sentimentos e reflexões a cerca da condição humana e da passagem do tempo.

 A personagem, apesar de ter uma idade avançada, se mostra muito espirituosa e ativa para lidar com seus fantasmas. Sua força se revela por um olhar de quem viveu muito e tem muitas histórias para contar. A ausência de familiares, não a impede de se relacionar com a platéia como sua própria família. Essa relação personagem/público tende a se tornar mais próxima no desenrolar do espetáculo, resgatando o aspecto transformador do teatro. 

Entre 2017 e 2018, Antes que Esfrie foi exibida em três ocasiões no Teatro Benigno Gaiga e também em Poços de Caldas, foi visto na Casa dos Bonecos e na unidade local do SESC. Participou do Festival (Em) Processo 2018 – 3ª Edição Coletividade, com apresentação no Teatro de bolso SESIMINAS, de Belo Horizonte.

O espetáculo é dirigido por Tolentino Ferraz. A atriz Marli Marques faz a interpretação da voz da personagem, Deco de Sousa assina a confecção e criação da boneca Glória e a produção é de Bibi Rodriguez.

Serviço:

Antes que Esfrie

Dia 13/07 – 20h30

Teatro Benigno Gaiga (Espaço Cultural da Urca)

Grátis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *