Meio AmbienteNotíciasPolícia

Bombeiros têm novo aliado contra incêndios florestais

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais já pode contar com um novo aliado no combate a incêndios florestais: a aeronave Air Tractor. O modelo integra série de investimentos da corporação em inovações e tecnologias já consolidadas como referências mundiais para reforçar as missões de combate ao fogo.

A aeronave modelo Air Tractor carrega até 3 mil litros de água, otimizando combate em focos dispersos e áreas de difícil acesso – foto divulgação CBM-MG

A aeronave é do mesmo modelo asa fixa, que ajudou no combate aos incêndios da Serra do Caracol e do Pico do Gavião em Andradas e ainda no Parque Estadual de Águas da Prata e da Serra da Paulista.

Além do avião, que tem capacidade para espargir três mil litros de água de forma fracionada ou apenas em um ponto específico, o CBMMG faz a utilização estratégica de anemômetros, aparelhos que aferem a velocidade e direção do vento. O equipamento é fundamental para compreender melhor a evolução dos focos e aprimorar o combate.

Segurança

O uso da aeronave reduz o tempo de combate na operação já que o lançamento da água é administrado por um computador que ajusta a descarga nos focos de incêndio, controlando assim as chamas em determinados locais. Além disso, o avião facilita o combate em pontos de difícil e arriscado acesso para os militares.

Este é o primeiro ano que o Corpo de Bombeiros Militar loca horas de voo do Air Tractor para o combate às chamas. Além de mais autonomia, o avião é estratégico para otimizar a atuação dos militares. Economicamente, o Air Tractor é mais vantajoso do que os helicópteros, pois reduz o número de viagens e, consequentemente, a reposição de combustível.

Os helicópteros bambi bucket (cestos), com capacidade para 400 litros de água, continuam a ser utilizados, sobretudo em focos mais pontuais e na alocação de equipes em pontos estratégicos, locais de relevo acidentado ou isolados. A ação conjunta avião e helicóptero agiliza a extinção do incêndio, o que promove menor dano aos biomas locais.

O Batalhão de Emergências Ambientais (Bemad) e o Batalhão de Operações Aéreas (BOA),  que compõe o Comando Especializado de Bombeiros, operam as ações de combate a incêndios no estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.