NotíciasSaúde

Testagem de Sifilis é retomada pelo Programa Municipal

A pandemia da Covid-19 mudou a rotina de diversos serviços de saúde, inclusive do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, do Serviço de Assistência Especializada / Programa Municipal DST/AIDS, que suspendeu a realização dos testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, em demanda espontânea.

O atendimento foi retomado Com medidas de contingenciamento como organização do público em duas salas de espera

A alteração fez parte dos esforços para evitar a aglomeração de pessoas nos locais de atendimento e, consequentemente, conter a proliferação do Novo Coronavírus – Covid 19. Durante os últimos meses, continuaram sendo realizados os testes com indicação médica e os exames de controle dos já diagnosticados.

Os pacientes que já faziam acompanhamento no Programa, também continuaram sendo atendidos. No entanto, neste momento de queda no registro de casos de Covid-19, a testagem por demanda espontânea foi retomada na unidade, que fica na Secretaria Municipal de Saúde, na esquina das Ruas Pará com Rio Grande do Sul, com entrada pela Rio Grande do Sul. Com medidas de contingenciamento como organização do público em duas salas de espera, equipe ampliada para atendimento mais ágil, álcool gel 70% disponibilizado e uso de máscara obrigatório, o objetivo é atender ao público que deixou de procurar pela testagem nos últimos meses.

Sífilis

Neste mês, o foco do trabalho é a Sífilis, tendo em vista que o terceiro sábado de outubro, este ano, 17, será o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível, principalmente por relações sexuais sem preservativo, mas também por contato direto com sangue contaminado. Sem tratamento, pode causar lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares, neurológicas e até a morte.

No caso da sífilis congênita, o contágio é por via vertical da gestante para o filho e pode causar má formação no feto. Os efeitos incluem alterações ósseas, surdez neurológica, dificuldades no aprendizado e retardo mental.

Por isso, é fundamental para as gestantes, fazer o pré-natal completo. A sífilis é uma doença silenciosa, que muitas vezes demora para apresentar os primeiros sinais e por isso, fazer o exame para diagnóstico é tão importante.

A sífilis tem cura e o tratamento medicamentoso é oferecido pelo SUS. De janeiro a setembro deste ano, o Programa Municipal registrou 48 casos, sendo 31 homens e 17 mulheres.

Em 2019, foram 86 registros, sendo 74 homens e 12 mulheres. Enquanto que em 2018, foram 113 diagnósticos, sendo 74 masculinos e 39 femininos. A faixa etária mais atingida é dos 20 aos 39 anos e composta majoritariamente pelo público denominado HSH – homens que fazem sexo com outros homens.

O uso de preservativos (tanto femininos como masculinos) durante todas as relações sexuais (inclusive anais ou orais) é a maneira mais segura de prevenir a doença; o acompanhamento das gestantes e dos parceiros sexuais durante o pré-natal contribui para o controle da sífilis congênita.

Atendimento Especializado

O diagnóstico e o tratamento das IST´s – Infecções Sexualmente Transmissíveis, podem ser buscados em uma unidade básica de saúde, evitando o deslocamento até o centro da cidade.

O Programa Especializado também oferece atendimento multidisciplinar com orientação, aconselhamento e dispensação de medicamentos e de preservativos.

O serviço funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h30. As testagens também seguem sendo feitas para hepatites B e C e HIV. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3697-2274.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.