Caça aos ratos: Praça Pedro Sanches vai passar por dedetização
O DMAE e a Vigilância Sanitária, em conjunto com uma empresa terceirizada e especializada, realizarão a partir do dia 05 de fevereiro, os serviços de controle de vetores na área central, entre elas a Praça Pedro Sanches onde foi registrado o aparecimento de ratos, principalmente.
De acordo com o DMAE, o controle será realizado mediante o uso de produtos químicos biodegradáveis (não agridem o meio ambiente, a saúde humana e os corpos hídricos da cidade), seguindo determinações e procedimentos recomendados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas-ABNT.
O objetivo é atender as inúmeras reclamações feitas pela população sobre o excesso de ratos e baratas nos bueiros e galerias subterrâneas de esgoto na cidade. Em alguns locais, será necessária realizar sinalização específica para minimizar interferências no trânsito de veículos e pedestres.
Recomendações no dia da dedetização
O controle das baratas será realizado mediante aplicação dos produtos químicos, nebulizando os poços de visita (PVs) na área central.
Embora a nebulização não seja prejudicial à saúde, o DMAE recomenda que as pessoas coloquem tapetes nos ralos para evitar a possibilidade das baratas penetrarem instalações de residências e empresas. Já o controle dos roedores será realizado mediante a colocação de produtos específicos em iscas colocadas nas redes de esgoto. Todos estes serviços fazem parte de um acordo técnico detalhado, incluindo responsabilidades e medições, com a presença de fiscais do DMAE e da Vigilância Sanitária acompanhando todos os trabalhos.