Cães farejadores implementam o trabalho da PM em Poços

O êxito no trabalho policial que envolve apreensão de drogas, armas e prisão merece o reconhecimento dos cães farejadores existentes na 129ª Cia Tático Móvel, pertencente ao 29º BPM em Poços de Caldas. De janeiro até o momento já foram 49 ocorrências com apreensão de mais de 2 mil pedras de crack, 11 kg de maconha, haxixe, várias porções de cocaína, drogas sintéticas, armas de fogo e ainda 89 prisões.

De janeiro até o momento os cães já localizaram mais de 2 mil pedras de crack, 11 kg de maconha entre outras drogas e 7 armas de fogo – foto PM

Uma equipe de policiamento ROCCA (Rondas Ostensivas com Cães Adestrados) é responsável pelo manejo dos animais que executam atividade de faro durante os turnos de serviço em que esta é demandada.

No momento, o canil da Companhia conta com três cães: a cadela “Athena”, Pastor Belga Malinois, com 05 anos de idade e no auge do serviço operacional.  “Tank”, um Pastor alemão, com 08 anos de idade e baixa produtividade, aguardando processo de doação, e filhote “Ragnar”, também Pastor Belga Malinois, que está em Belo Horizonte em processo de adestramento.

O adestramento dos cães é direcionado à busca de pessoas desaparecidas, captura de foragidos, detecção de drogas, controle de rebeliões e outras ocorrências.

De janeiro a maio de 2020, de iniciativa da equipe ROCCA ou em apoio a outras equipes, os cães farejadores participaram de 49 ocorrências de tráfico de drogas e ocorrências envolvendo armas de fogo.

Destas ações resultaram na prisão de 89 autores e apreensão de uma boa quantidade de drogas.

Até o momento foram apreendidas com a ajuda dos cães 823 buchas de maconha, 55 tabletes de maconha, 11 barras de maconha com peso total de 11 kg. Além de 2.120 pedras de crack, 14 pedras brutas e uma barra da mesma droga de aproximadamente 1 kg.

Nas ações também foram apreendidos 384 pinos/papelotes de cocaína, além de 10 porções e 500 g da mesma droga.

Os cães também ajudaram a localizar mais 05 tabletes de haxixe com peso total de 3 kg além de 46 buchas de haxixe. Foram apreendidos 298 comprimidos de drogas sintéticas (ecstasy, LSD) e ainda 07 armas de fogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.