NotíciasSaúdeUtilidade pública

Caldas implanta Termalismo Social no balneário de Pocinhos do Rio Verde

A População de Caldas passa a contar a partir de agora com o Termalismo Social como práticas integrativas e complementares em Saúde, no âmbito do SUS-Sistema Único de Saúde. A ampliação do tratamento de saúde com águas termais  foi possível com a sanção da Lei Municipal nº 2.439.

termalismo social
Lei municipal amplia o tratamento termal no Balneário Pocinhos do Rio Verde – foto Ascom

Além da Crenoterapia ou o Termalismo Social a nova lei também permite tratamentos como a Homeopatia, Medicina Chinesa/Acupuntura, uso de Plantas Medicinais e a Fitoterapia.

Para a implantação do projeto, o município contratou a médica Luana Carvalho para atendimento no balneário de Pocinhos do Rio Verde, que conta com uma unidade de saúde recém inaugurada.

, onde também foi inaugurada uma Unidade de Saúde. Moradores e turistas são atendidos com horário agendado.

Além disso, também houve a contratação da turismóloga e doutora em história com pesquisas em cidades termais, Jussara Marrichi, que atua no treinamento do pessoal e elaboração dos projetos no balneário.

Além dos tratamentos de saúde, os alunos da rede municipal recebem aulas sobre Termalismo, recursos naturais terapêuticos e conhecimento histórico sobre a Medicina Termal no Brasil, por meio de uma parceria com a secretaria de Educação.

publicidade supervale supermercados

Menções e reconhecimento

A implantação dos projetos e a assinatura da Lei n°2.439, que inclusive reflete a decisão do Ministério da Saúde através da Portaria 971 de 03 de Maio de 2006 que aprovou a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde, rendeu a Caldas duas menções muito importantes.

Uma delas, foram os cumprimentos do Doutor. Fábio Lazzerini, vice-presidente da Organização Mundial do Termalismo (OMTh) e também presidente da ALATh (Associácion Latino Americana de Termalismo), que ressaltou a importância dessa iniciativa que prevê em Caldas as diretrizes de funcionamento como Observatório Termal no Brasil.

E a segunda veio do Professor e doutro. Fernando Hellmann, do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina, que parabenizou o município em nome do departamento, pela iniciativa pioneira e tão importante para concretizar o acesso às práticas de termalismo à população de Caldas através do Sistema Único de Saúde.

Indicação dos banhos termais

Os novos tratamentos vêm somar com outros procedimentos já ofertados aos pacientes tratados com o uso das águas termais do balneário de Pocinhos do Rio Verde.

Desde agosto paciente com dores crônicas, fibromialgia e saúde mental fazem tratamentos no balneário. Os banhos são indicados nas unidades de saúde após os pacientes serem diagnosticados. Além do tratamento, o transporte também é oferecido gratuitamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.