Campanha arrecada mais 10 mil lâmpadas usadas em menos de 20 dias
A DME e a Prefeitura divulgaram o primeiro balanço da campanha para coleta de lâmpadas mercuriais usadas em Poços de Caldas. Em 16 dias foram coletadas 10.280 lâmpadas nos e pontos de entrega voluntária que começaram a funcionar nas zonas leste, oeste e sul no último dia 11 de março.
O objetivo da ação promovida em parceria entre a DME e Secretaria Municipal de Serviços Públicos é fazer com que a população colabore com a destinação correta e segura deste tipo de resíduo, pois o contato com a substância em níveis mais altos pode gerar sérios problemas de saúde.
O descarte correto de lâmpadas é importante, pois a lâmpada fluorescente tem em sua composição além do mercúrio o chumbo.
Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o valor máximo de mercúrio concentrado permitido em uma unidade é de 100 miligramas de mercúrio por quilo do resíduo.
O perigo à saúde acontece quando a substância é inalada podendo causar problemas neurológicos e até intoxicação que provoca tosse, dispnéia, dores no peito e outros problemas mais graves.
Quando descartada no meio ambiente, o mercúrio pode poluir rios. No ar ele volatiza e passa para atmosfera podendo provocar chuvas contaminadas, por exemplo.
Em função do grande número de lâmpadas recebido nos primeiros dias de funcionamento dos Pontos de Coleta, a DME realizou no dia 27, através de sua contratada, Tramppo Comércio e Reciclagem de Produtos Industriais Ltda, a coleta e transporte das lâmpadas descartadas pela população para a destinação final adequada.
Todo o processo de descontaminação e reciclagem dos materiais será realizado na sede da empresa contratada, em Osasco, São Paulo.
A participação inicial da população foi muito positiva, pois no período de 11 a 27 de março foram coletadas 10.280 lâmpadas.
Abaixo, os endereços dos Pontos de Entrega Voluntárias de lâmpadas usadas, os quais funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h:
– Zona Leste: Avenida Ver. Reinaldo Figueiredo Bastos, 31 – Residencial Torre – Telefone: 3697-2188;
– Zona Oeste: Rua São José, 457 – Country Club – Telefone: 3697-2073;
– Zona Sul: Rua João Saveri de Simoni, 70 – São Sebastião II – Telefone: 3712-9952.
Para o sucesso desta ação, a participação da população é fundamental. Todas as lâmpadas fluorescentes (tubulares ou compactas) deverão ser levadas inteiras aos Pontos de Entrega disponibilizados, se possível, em suas embalagens (caixas de papelão), pois é dever de toda a sociedade a colaboração para que o meio ambiente possa ser preservado.