CulturaDiversosNotícias

Campanha “Poços Cultural” é lançada para estimular incentivo fiscal a projetos

A Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura e Desenvolvimento Econômico e Trabalho, lança a campanha “Poços Cultural”, que tem como objetivo estimular o apoio da iniciativa privada a projetos culturais, através dos mecanismos de incentivos fiscais.

As empresas podem escolher os projetos que desejam apoiar, como por exemplo o projeto Pão e Circo – foto arquivo

A campanha será lançada oficialmente na próxima segunda-feira, 27, no Espaço Cultural da Urca. A equipe da Secretaria Municipal de Cultura desenvolveu uma cartilha, que explica, de forma simples e direta, as modalidades dos incentivos fiscais nas esferas federal, estadual e municipal, quem pode incentivar e como funciona na prática. “Poços de Caldas é uma das cidades mais ricas culturalmente e precisamos fazer com que isso se amplie, principalmente agora durante a pandemia”, avalia o prefeito Sérgio Azevedo.

Os mecanismos de incentivos fiscais são uma forma de estimular o apoio da iniciativa privada ao setor cultural. Com eles, o governo abre mão de parte dos impostos que recebe de pessoas físicas ou jurídicas para que esses valores sejam investidos em projetos culturais que ajudam a transformar o cenário da comunidade.

A ideia da campanha nasceu de uma carta enviada aos empresários locais pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Thiago Mariano. A partir daí, a Mixiricar-Te Cultural e o produtor audiovisual China Trindade viabilizaram a gravação gratuita de um vídeo que visa orientar e sensibilizar os empresários locais.

“Os empresários precisam aproveitar os mecanismos de dedução fiscal. É a partir deles que podemos manter o dinheiro correndo na cidade, fortalecendo a economia local e a cadeia produtiva da cultura”, destaca Thiago Mariano.

A empresa pode escolher os projetos que deseja apoiar e ter uma série de benefícios, especialmente na gestão de sua marca. Além disso, é possível estabelecer uma aproximação com a comunidade e atrair novos clientes. O incentivo não altera o valor a pagar ou a restituir do imposto da empresa, apenas redireciona parte do imposto para o projeto escolhido, contribuindo para a cultura e promovendo o desenvolvimento da cidade.

“O investimento em cultura é um compromisso com a sociedade. Em Poços de Caldas, temos projetos culturais de grande qualidade técnica e alcance social que necessitam do apoio da iniciativa privada para sua execução. A ideia da campanha é justamente proporcionar o encontro entre os nossos empreendedores culturais e os empresários, lembrando que o incentivo fiscal não representa nenhum custo extra para as empresas”, ressalta o secretário municipal de Cultura, Ricardo Fonseca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.