DiversosEconomiaNotíciasPolíticaTransito

Campanha Tarifa Zero pede isenção da cobrança de pedágio na BR 459

A cobrança do pedágio teve início na última segunda-feira, 9, em três praças localizadas em Caldas, Senador José Bento e Santa Rita do Sapucaí – foto EPR Sul de Minas

O vereador de Caldas, Daniel Tygel (PT) , por meio do Mandato Movimento Caldas lançou esta semana uma campanha que propõe a Tarifa Zero na cobrança do pedágio na BR 459 para os moradores de Caldas, Santa Rita de Caldas e Ipuiuna.

A inciativa solicita ao Governo de Minas que isente a cobrança do pedágio para os moradores dos três municípios vizinhos, que precisam utilizar a rodovia diariamente.

A cobrança do pedágio com uma tarifa básica no valor de R$ 4,60 para motos e R$ 9,20 para carros de passeio, representa um prejuízo para o desenvolvimento econômico, tendo em vista que muitos moradores circulam diariamente entre os municípios vizinhos e não dispõe de recursos financeiros para arcar com a cobrança diária.

Uma petição online foi criada para que a população possa assinar e cobrar um posicionamento do Governo de Minas e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, tendo em vista que o programa de concessão passou pelo crivo do Poder Executivo e Legislativo e não foi observado o prejuízo para a população de municípios pequenos.

A cobrança de pedágio pela concessionária EPR Sul de Minas teve início na última segunda-feira, 9, em três praças localizadas em Caldas, Senador José Bento e Santa Rita do Sapucaí.

Isenção da cobrança

Nesta quarta-feira, a pedido do vereador Daniel Tygel, a deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT) encaminhou um ofício para o Ministério Público e ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) solicitando a isenção da cobrança do pedágio para a população de Caldas, Santa Rita de Caldas e Ipuiuna.

O prefeito de Caldas, Ailton Goulart (MDB) também encaminhou uma notificação extrajudicial à concessionária questionando o início da cobrança do pedágio, mesmo com trechos da rodovia ainda em obras e também solicitou a isenção da cobrança do pedágio para os moradores.

Um outro ofício também foi encaminhado ao deputado estadual Dr. Maurício Lemes de Carvalho (NOVO) para que viabilize um projeto de lei que isente a cobrança do pedágio para os moradores de municípios vizinhos.

Praças de Pedágio


A EPR Sul de Minas informou que o contrato de concessão do Sul de Minas possui um importante mecanismo de desconto para usuários frequentes de veículos de passeio, o chamado DUF (desconto de usuário frequente).

Trata-se de uma metodologia que possibilita uma redução progressiva na tarifa de pedágio conforme a regularidade das viagens feitas pelo usuário. O desconto é aplicado progressivamente, conforme a frequência mensal em que se viaja pela mesma praça na mesma direção.

Podem fazer uso do DUF os usuários de veículos de passeio ou leves que utilizem o sistema de pagamento automático (TAG).

A EPR Sul de Minas informa que as três praças de pedágio da BR-459 encontram-se com o trânsito normal.

A concessionária mantém todas as cancelas em funcionamento e recomenda que, em caso de dúvidas, para evitar lentidão, os usuários devem entrar em contato com a central de atendimento pelo canal 0800 290 0459.
A EPR Sul de Minas informa permanece comprometida com a prestação de serviços aos usuários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.